Escola Municipal promove intercâmbio educacional no Dia Nacional do Livro Infantil

Secretaria Municipal da Educação

Autor: Semed | Publicado em 17 de abril de 2024 às 15:51

Encontro de alunos será para falar sobre a vida e a obra do escritor Monteiro Lobato, que empresta o nome à unidade educacional

Era uma vez, uma escola chamada Monteiro Lobato. Com essa temática, a escola municipal que recebe o nome de um dos maiores escritores da literatura infantil desenvolveu o Projeto ‘Vida e obra de Monteiro Lobato’, com o qual vai explorar, nesta quinta-feira, 18, data em que se comemora o Dia Nacional do Livro Infantil, a diversidade das obras do renomado escritor brasileiro, conhecido por suas histórias encantadoras e personagens icônicos.

Na ocasião, a Escola Municipal Monteiro Lobato levará alunos para conhecer o Centro Municipal de Educação Infantil (Cmei) Romilda Budke Guarda, localizado na Arse 102 (1.006 Sul), para apresentar algumas das obras do escritor para todo o Cmei num intercâmbio educacional. O objetivo é promover uma troca de experiências e conhecimentos entre os alunos das duas escolas municipais da Capital.

Logo no início da manhã, às 8 horas, será feito um momento cívico com as crianças e logo após uma Parada da Leitura, momento em que toda a escola se dedica cerca de 30 minutos à realização de uma leitura. Cada turma desenvolve uma temática para o momento da leitura. “Nesse dia mergulharemos no mundo mágico do autor que empresta o nome à nossa escola e, consequentemente, do Sitio do Pica Pau Amarelo, além de conhecer a turma da Narizinho, do Pedrinho e da boneca mais famosa, a Emília, que tanto nos encanta com suas peraltices”, ressalta a gestora da escola, Maria do Socorro Fragoso Alves.

A diretora lembra ainda que “Monteiro Lobato, através dos seus personagens marcantes, contribuiu significativamente para despertar o gosto da leitura nas crianças, essa leitura que tem um papel fundamental para o desenvolvimento dos pequenos em diversos aspectos. Ela influencia positivamente no desenvolvimento da linguagem, na imaginação, na criatividade e no estímulo, e até na empatia, através dos personagens que as crianças assistem até hoje no sítio do Pica-Pau Amarelo”, enfatiza.

Outro aspecto importante destacado pela gestora é contribuição da leitura na ampliação do vocabulário das crianças, bem como compreensão de diferentes realidades ao adquirir novos conhecimentos. “Como dizia Monteiro Lobato, o mundo se faz de homens e livros, ou seja, quanto mais a criança lê, mais ela vai se desenvolver. E para que esse desenvolvimento seja pleno, temos um dia que homenageamos esse escritor que empresta o nome à nossa escola, que é o dia do livro infantil”, pontua.

Texto: Semed