Esporte da Capital é fortalecido com a realização dos Jogos Mundiais Indígenas

Secretaria Municipal Extraordinária dos Jogos Indígenas

Autor: Redação Fundesportes | Publicado em 04 de novembro de 2015 às 09:47

Entre legados materiais e imateriais, o esporte da cidade de Palmas foi uma das áreas mais beneficiadas com a realização dos Jogos Mundiais dos Povos Indígenas na Capital. Além das obras destinadas à cidade pelo Governo Federal devido a Palmas ser a cidade sede dos Jogos, atletas e profissionais das mais diversas áreas do esporte tiveram oportunidades de ampliar a experiência e adquirir mais conhecimento para trabalhar em prol da evolução do esporte local.

“O esporte de Palmas foi quem mais ganhou com a realização dos Jogos. A parte esportiva da organização foi toda feita de forma local com o auxílio do ITC (Comitê Intertribal Ciência e Memória Indígena). A nossa expertise aumentou, nossos profissionais foram valorizados e tiveram uma grande oportunidade de aprendizado. Pudemos contar com a participação de atletas de renome nacional nas rodas de conversa e tivemos ainda a Caravana do Esporte, que contribuiu na formação dos nossos profissionais. O esporte sem dúvida foi o grande beneficiado”, avaliou o presidente da Fundação Municipal de Esportes e Lazer (Fundesportes), Ten. Cleyton Alen.

A equipe da Fundesportes assumiu a gestão de toda parte esportiva e foi responsável por organizar e realizar junto ao ITC os congressos técnicos das modalidades, a distribuição de material esportivo e o gerenciamento das tabelas das modalidades esportivas. Foi responsável ainda pela execução do campeonato de futebol masculino e feminino, que envolveu 58 equipes em 88 jogos e promoveu a confraternização de mais de 1.100 atletas.

A pasta participou ainda da execução das provas dos Jogos Nativos, realizados na Arena Verde, nas modalidades de Corrida de 100 metros rasos, Corrida de Tora, Arco e Flecha, Arremesso de lança e Cabo de Força. Foram realizadas ainda a Corrida de Fundo, com um percurso de – 8.400m, com a participação de aproximadamente 500 atletas entre homens e mulheres; a natação, que contou com a participação de 135 atletas e teve arbitragem homologada pela Federação Internacional de Natação - FINA e Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos. A Fundesportes participou ainda da prova de canoagem, que foi realizada por uma empresa especializada, mas coube à pasta municipal a logística do evento.

Programação simultânea

Durante a realização dos Jogos Mundiais Indígenas a Fundação Municipal de Esportes e Lazer (Fundesportes) seguiu apoiando diversos eventos esportivos na Capital. Sábado, 31, foi realizada a 9ª Etapa do Circuito Virgílio Coelho de Corridas de Rua – Run or Dye, prova que reuniu cerca de 3 mil pessoas na praia da Graciosa numa disputa de cores e celebração do esporte. Aconteceu ainda, no ginásio Ayrton Senna, a oitava rodada da Copa Ouro de Futsal, competição que contou com mais de 20 equipes de todo o Tocantins. Também no ginásio aconteceu o Campeonato Tocantinense de Jiu Jitsu, reunindo diversos atletas da modalidade.

No Parque Cesamar, aconteceu, no dia 25 de outubro, mais uma etapa do Circuito Palmas de Mountain Bike, com a participação de cerca de 150 atletas; e durante os dois finais de semana no período dos Jogos, o Parque recebeu ainda os aulões fitness, atividades que reuniram palmenses que estão em busca de uma vida mais saudável. O distrito de Taquaruçu também recebeu atividades fitness e entrou na programação.

Legado material

Além da imensurável troca de experiências durante a realização dos Jogos Mundiais Indígenas, a cidade de Palmas ganha também em infraestrutura esportiva. Conforme já anunciado, o Governo Federal destinou à Capital duas unidades do Centro de Iniciação ao Esporte (CIEs), um Centro de Excelência de Futebol, a pista de Supercross, verba para a reforma de quadras poliesportivas, além da recém prometida piscina olímpica.

Depois de participar da cerimônia de abertura dos Jogos dos Povos Indígenas, a presidente Dilma Rousseff anunciou ainda que irá destinar R$10 para a Vila Olímpica de Palmas. Esse investimento será destinado à construção de uma arena definitiva, que será destinada à realização de grandes eventos de esporte, cultura e lazer.