ETI Almirante Tamandaré recebe ponto do Renova Palmas

Fundação Municipal de Meio Ambiente de Palmas

Autor: Georgethe Pinheiro | Publicado em 07 de julho de 2023 às 12:00

Programa deve ser disponibilizado em todas as escolas da Capital; expectativa é engajar comunidade estudantil

A comunidade escolar da Escola de Tempo Integral (ETI) Almirante Tamandaré, localizada na Arse 132, antiga quadra 1.306 Sul, se comprometeu ainda mais com a sustentabilidade e preservação ambiental de Palmas. Por meio de um acordo de cooperação firmado com a Fundação Municipal de Meio Ambiente (FMA), a unidade de ensino passa a ser signatária do Programa Renova Palmas e recebe um Ponto de Entrega Voluntária de Materiais Recicláveis.

A ideia, segundo a presidente da FMA, Meire Carreira, é que o Programa seja levado a todas as escolas de Palmas. “Esta é mais uma escola contemplada pelo Renova, mas a ideia é levar o programa a todas as unidades de nossa rede de ensino. Acreditamos que esta é uma oportunidade de engajar os alunos numa ação tão importante para nosso equilíbrio ambiental”, argumentou a presidente da Fundação.

O Programa Renova Palmas está presente em todas as regiões da Capital, incentivando a população a se comprometer com a preservação do meio ambiente. Já são quase 30 pontos espalhados, tanto nas áreas urbanas, quanto rural. Nestes locais, o cidadão pode fazer o descarte de plástico, papel/papelão, metal e vidros.

A diretora da ETI Almirante Tamandaré, Idelma Pereia, disse que a chegada do programa ao local traz inúmeros benefícios para a comunidade escolar e quadras do entorno. “Com o Renova Palmas, nossos alunos terão mais uma oportunidade de aprender sobre sustentabilidade, meio ambiente e sobre responsabilidade social”, destacou Idelma.

Segundo a diretora, o ambiente escolar tem um potencial de formar multiplicadores do projeto. Segundo ela, o que os alunos aprendem, normalmente levam para suas famílias e ampliam esse aprendizado. “Esperamos que daqui da Almirante Tamandaré possamos atingir uma comunidade muito maior. Não só estudantes, professores e demais servidores da escola terão esse ponto de coleta seletiva, para depositar seus recicláveis, mas também as pessoas das quadras próximas”, destacou.

Como descartar?

Para descartar os recicláveis adequadamente é preciso observar alguns cuidados. As embalagens tipo longa vida, latas, garrafas e frascos de vidro e plástico devem ser limpas e secas, para evitar mau cheiro, atração de insetos e até a formação de chorume, tornando o material impróprio para reciclagem. A principal dica é não misturar os recicláveis com materiais orgânicos, a exemplo de sobras de alimentos, cascas de frutas e legumes. Também são necessários acondicionar plásticos, vidros, metais e papéis em sacos separados.

Benefícios
Meire Carreira explica que além da sustentabilidade, a reciclagem traz ainda outros benefícios, a exemplo do fortalecimento da economia circular, que permite às famílias de catadores garantam renda, a partir do reaproveitamento de produtos que poderiam ser desperdiçados como lixo.

“Outra vantagem é que tudo o que é reciclado ajuda a diminuir o diminuir riscos de poluição do solo e de corpos hídricos e ajuda a aumenta a vida útil do aterro sanitário”, ensina Meire.

Confira relação de todos os pontos de coleta:

Quadra Arno 12 (105 Norte) - Prédio Royal;
Quadra Arno 22  (205 Norte) Condomínio Privillege;