ETI Professor Fidêncio Bogo promove atividades para comemorar a Semana da Água

Secretaria Municipal da Educação

Autor: Semed | Publicado em 15 de março de 2024 às 16:08

Workshop, passeata da água, plantio de mudas e visitação em área reflorestada estão entre as ações realizadas pela escola

Em alusão ao ‘Dia Mundial da Água’,  comemorado dia 22 de março,  a Escola de Tempo Integral Professor Fidêncio Bogo, localizada na região do Taquaruçu Grande, em Palmas, está promovendo diversas atividades com os alunos da unidade educacional. Workshop, passeata da água, plantio de mudas e visitação em área reflorestada estão entre as ações promovidas, cujo objetivo é promover discussões importantes relacionadas a um dos recursos naturais mais importantes do planeta.

As ações iniciaram nesta quinta-feira, 14, com uma oficina de bombinhas de semente de argila, ministradas por professores e demais oficineiros, que são voluntários. Conforme a professora de Língua Portuguesa, Keylla Cristina Arruda Farias, essa ação aconteceu com os estudantes da primeira fase, que fizeram as bombinhas de argila, que deverão ser usadas para transportar sementes de árvores para reflorestamento da mata ciliar. Conforme a educadora, as bombinhas de argila serão arremessadas por atletas durante o percurso de corrida na região do Taquaruçu Grande. “A ideia é plantar água. O que é plantar água? É levar essas sementes até as matas ciliares para a questão da quanto mais árvores, melhor o fluxo da água do ribeirão”, esclarece Keylla Cristina.

Conforme cronograma divulgado pela ETI, durante a próxima semana, outras ações serão realizadas dentre as quais a realização de um manejo de plantação da mata ciliar do Ribeirão Taquaruçu Grande, que dá acesso à escola e onde exitem áreas desmatadas. Também haverá produção de cartazes sobre o livreto “Preservar a Água é Garantir a Vida” e uma ‘Passeata da água’ que contará com a participação de parceiros como o projeto ‘Recicla Kids’, oficinas de revitalização de lixeiras e um workshop de uma palestrante voluntária sobre como produzir alimentos com resíduos orgânicos, a exemplo da casca da banana que poderia ser jogada fora, entre outras atrações.

Por último, a comunidade escolar levará contêiner de eco ponto da prefeitura para a feira de empreendedorismo da Vila de Taquaruçu Grande com a finalidade de realizar uma campanha de destinação adequada de resíduos sólidos.

Toda a programação da Escola Fidêncio Bogo está sendo realizada em parceria com a Associação Água Doce, que atua na defesa da proteção da área de preservação ambiental da região de Taquaruçu Grande. A culminância das ações acontecerá no próximo dia 23 de março (sábado), com uma passeata e sensibilização da comunidade e comércio local.

Texto: Semed