Feriado em Palmas tem vacinação de pessoas com 65 anos

Secretaria Municipal da Saúde

Autor: Rodrigo Marques | Publicado em 21 de abril de 2021 às 13:37

São dois pontos no formato drive thru e quatro locais fixos; mais de 1,3 mil doses foram aplicadas no período da manhã

A vacinação contra a Covid-19 chegou para as pessoas de 65 anos em Palmas nesta quarta-feira, 21, feriado de Tiradentes. A Secretaria Municipal da Saúde (Semus) tem seis pontos de vacinação montados em várias regiões da cidade, sendo quatro fixos e dois no formato drive thru. A ação teve início às 8 horas e segue até às 17h, exceto no posto montado na Feira Coberta do Jardim Aureny III, onde a vacinação se encerra às 16 horas, no formato drive thru.

Os postos fixos com vacinação contra a Covid-19 nesta quarta são: Unidade de Saúde da Família (USF) José Hermes, no Setor Sul; a Escola Municipal Mestre Pacífico Siqueira Campos, na Arno 44 (409 Norte); a USF Francisco Júnior, na Arso 41 (403 Sul), e a Escola Municipal Antônio Carlos Jobim, na Arse 122 (1206 Sul). O outro drive-thru está montado na Praia da Graciosa.

A empresária Helena Vilela, de 65 anos, foi à Praia da Graciosa acompanhada das três filhas. “Eu raramente fico doente, e tenho um pouco de medo de vacinas, mas mesmo com receio, eu faço questão de me imunizar. Todos têm que entender essa necessidade”, declarou.

O servidor público Nilson Cardoso, também de 65 anos, relata que, além do serviço de vacinação contra a Covid-19, tem tido outras boas experiências com o Sistema Único de Saúde (SUS), como, por exemplo, a participação ativa do agente de saúde na sua região. “É uma boa comunicação entre nós e os profissionais de saúde, são pessoas que sempre nos mantêm informados sobre as ações da rede.”

Doses

Só na manhã desta quarta, 21, segundo a área técnica da Vigilância em Saúde, já haviam sido aplicadas 1.327 doses em todos os pontos disponibilizados na Capital. Além da primeira dose para pessoas de 65 anos, também são atendidos idosos da faixa etária acima de 66 anos e profissionais de saúde, tanto para aplicação da D1, quanto a D2 para quem está dentro do intervalo recomendado, que é de 21 a 28 dias para a CoronaVac, e de 90 dias para a Astrazeneca/Oxford.

Para receber a vacina, o idoso deve comparecer aos locais portando documentos pessoais com foto (RG/CNH), CPF e cartão de vacina. Já os profissionais de saúde devem ter os nomes nas listas previamente encaminhadas à Semus pelas instituições onde trabalham. Quanto à segunda dose, é preciso ficar atento às datas que constam no cartão de vacina e, também, ao calendário de imunização disponibilizado pela Rede Municipal de Saúde, divulgado nos canais oficiais da Prefeitura de Palmas.

Para ler mais notícias sobre saúde, acesse aqui.