FMA assina termo de cooperação para proteção de araras-canindé

Fundação Municipal de Meio Ambiente de Palmas

Autor: Georgethe Pinheiro | Publicado em 30 de setembro de 2022 às 05:15

Serão instalados ninhos artificiais ao longo das avenidas JK e Teotônio Segurado para proporcionar um ambiente onde possam procriar e garantir a manutenção da espécie

A proteção da vida silvestre das araras-canindé ocorrente em área urbana é o objeto de um Termo de Acordo assinado nesta quarta-feira, 28, entre a Fundação Municipal de Meio Ambiente (FMA) e a Empresa Arara Ecos, por meio do qual serão instalados ninhos artificiais em diversos pontos ao longo das avenidas Teotônio Segurado e JK, para proporcionar um ambiente seguro para que elas possam procriar e garantir a manutenção da espécie. A organização ainda disponibilizará, sem custos, um banco de dados sobre o mapeamento da espécie que é muito comum em Palmas.

Para o presidente da FMA, Carlos Braga, o acordo é mais uma ação da Fundação que visa proteger o meio ambiente, com foco na preservação do ecosistema local. “Buscamos a proteção integral do meio ambiente, incluindo a fauna originária, que inclui as araras-canindé e outras espécies de aves”, ressaltou.

Já a representante da Arara Ecos, Raquel Acácio, explicou que a empresa atua na proteção e conservação da biodiversidade, usando tecnologia simplificada. “Ecoamos à reconexão entre a natureza e sociedade por meio da ciência cidadã, para que as cidades sejam espaços mais amigáveis às pessoas e à biodiversidade”, argumentou, destacando que ciência cidadã se trata de uma ferramenta científica eficiente, que gera muitos dados com pouco investimento. Um aplicativo colaborativo que mapeia os ninhos, observa os hábitos das araras urbanas e produz rotas de turismo sustentável.