FMA terá Drive-thru de coleta de resíduos eletrônicos e eletrodomésticos no dia 21 de outubro

Fundação Municipal de Meio Ambiente de Palmas

Autor: Georgethe Pinheiro - Secom/Palmas | Publicado em 03 de outubro de 2023 às 13:59

Após o evento, os recicláveis serão encaminhados para os locais de reaproveitamento para destinação final correta

No dia 21 de outubro, a Fundação Municipal de Meio Ambiente (FMA), em parceria com a Associação Brasileira de Reciclagem de Eletroeletrônicos e Eletrodomésticos (ABREE) realizam mais uma edição do Drive-thru para coleta de eletroeletrônicos e eletrodomésticos pós-consumo. O ponto de entrega será no Parque Cesamar, das 9 às 18 horas.

A ação visa atender pessoas que estão substituindo equipamentos antigos por modelos mais atuais, ou que têm aparelhos estragados e não sabem onde descartá-los. Muitas vezes, nesta situação, a pessoa termina jogando no lixo materiais que poderiam ser reaproveitados, gerando riqueza.

Uma boa prática de sustentabilidade inclui avaliar antes do descarte se o equipamento pode ser reaproveitado, ou entregue para reciclagem e/ou logística reversa. Na data do Drive-thru, a FMA orienta que as pessoas levem para o entrega eletro eletrônicos que não estejam mais em funcionamento, desde os pequenos aparelhos, até eletrodomésticos maiores como geladeiras, máquinas de lavar, dentre outros.

De acordo com informações da diretora de Gestão Ambiental da FMA, Paula Raquel Barreto, após o evento Drive Thru estes resíduos enviados para a indústria de manufatura, para desmontagem e reciclagem de cada parte.

Como descartar?
O descarte desse tipo de resíduo deve observar alguns cuidados, mesmo quando entregue em centrais de recebimento. No caso de haver algum material perfurante ou cortante é importante serem embalados adequadamente e sinalizados como risco de acidentes para evitar que alguém se machuque. No caso das embalagens ter sido guardadas, poderão ser utilizadas para esse descarte. Inclusive, elas costumam ter informações sobre os centros de atendimento ao consumidor (CACs), onde é possível obter orientações dos cuidados de saúde, higiene e logística reversa.