Fundação Escola de Saúde Pública de Palmas se prepara para lançar revista científica da instituição

Fundação Escola de Saúde Pública de Palmas

Autor: Redação Fesp | Publicado em 18 de junho de 2021 às 17:50

Palestra realizada na próxima segunda, 21, vai subsidiar equipe na construção do periódico

O editor-chefe das revistas Ciência e Agrotecnologia, e Plant Cell Culture & Micropropagation, professor Dr. Renato Paiva irá ministrar a palestra ‘Revista científica internacional e seus desafios’, na próxima segunda-feira, 21, às 15 horas, pelo Google Meet.

Com o objetivo de esclarecer sobre o processo de implantação de uma revista científica, a palestra será dirigida à equipe do Núcleo de Pesquisa Aplicada à Saúde da Fesp (Nupes) e aos demais colaboradores da instituição. Ainda em fase embrionária de estruturação, a revista visa apresentar artigos de ações e projetos desenvolvidos pela Fesp.

De acordo com a coordenadora do Nupes, Eliane Franchi, a palestra servirá de base para posterior detalhes do periódico, como: formato (imprenso ou digital); tiragem; periodicidade, demanda e outros. “Esperamos que a partir desta palestra, a equipe envolvida no projeto consiga finalizá-lo para que, em breve, possamos lançá-la”, observou Eliane.

Palestrante

Professor titular do Departamento de Biologia da Universidade Federal de Lavras (UFLA), Renato Paiva, é autor de livros, capítulos de livros e mais de 190 artigos científicos (índice h =12) publicados em revistas internacionais e nacionais. É membro da International Society for Horticultural Science (ISHS) onde atua como Chair do Workgroup Quality Management in Plant Propagation. Atuou como membro eleito do Comitê Consultivo da Scientific Eletronic Library Online (SciELO Brasil), representando os periódicos da área de Ciências Agrárias (2015-2019). No período de 2008-2016 atuou como Diretor da Editora UFLA e, de 2015-2017 e da Regional Sudeste da Associação Brasileira de Editoras Universitárias (ABEU).

Possui graduação em Agronomia pela Escola Superior de Agricultura de Lavras (1983), mestrado em Agronomia pela Mississippi State University (1988) e PhD em Agronomia pela University of Illinois at Urbana-Champaign (1993). Em 2017 foi agraciado com o Prêmio Linda Caldas pela reconhecida contribuição científica na área de Cultura de Tecidos de Plantas e pelos relevantes trabalhos prestados junto à ABCTP. Atua na difusão do conhecimento como editor-chefe das revistas científicas Ciência e Agrotecnologia (2006-) e da Plant Cell Culture & Micropropagation (2005-). Informações coletadas do Lattes em 23/06/2020