Fundação Municipal do Meio Ambiente doa 50 litros de óleo de cozinha ao Palmas Que Te Acolhe

Fundação Municipal de Meio Ambiente de Palmas

Autor: Georgethe Pinheiro | Publicado em 29 de agosto de 2017 às 13:34

Programa da Fundação Municipal da Juventude abriga pessoas vulneráveis socialmente e também envolvidas com álcool e drogas

A Fundação Municipal de Meio Ambiente de Palmas (FMA) doou cerca de 50 litros de óleo de cozinha e mais 30 de sebo à Fundação Municipal da Juventude de Palmas (FJP) para utilização no Programa Palmas Que Te Acolhe. A doação de óleo faz parte do Programa Renova Palmas, que consiste em dar destinação correta a este resíduo, que, de acordo com o presidente da FMA, Evercino Moura dos Santos Júnior, é um dos mais difíceis de ser descartado.

O Palmas Que Te Acolhe é mantido pela FJP, em parceria com o Governo Federal, e tem como objetivo resgatar a autoestima de pessoas em situação de rua, oferecendo alimentação, lazer e cultura. O público atendido atualmente é de 20 beneficiários em situação de rua e também com algum tipo de envolvimento com álcool e outras drogas, segundo informações da Coordenadora do Programa, Millena Nunes.

Horta, renda e alimentação

Já o presidente da FJP, Nahylton Alen, considerou que os próprios beneficiários já começam a ter iniciativas que dão sustentabilidade ao programa. “Atualmente eles estão cultivando uma horta, que poderá gerar renda e ainda servir para a própria alimentação da casa”, informou.

O Renova Palmas mantém pontos de coleta, sendo um deles na sede da Fundação, outro no Viveiro Educador e outro na Barraca da Sustentabilidade, uma unidade itinerante de Educação Ambiental, que percorre todos os eventos do Município. “Nossa expectativa é que durante o Festival Gastronômico de Taquaruçu tenhamos uma coleta recorde de óleo, oriundo das barracas dos festivais”, antecipou o secretário executivo da FMA, Giovanni Assis.

O presidente da Fundação, Evercino Moura, avaliou que toda a política para o meio ambiente de Palmas tem o objetivo de desenvolver uma cadeia integral de sustentabilidade. “Esta é a demanda que o prefeito Carlos Amastha nos confiou e a estamos desenvolvendo da melhor forma possível.”