Gestores das unidades educacionais e Semed discutem fortalecimento dos Conselhos Escolares

Secretaria Municipal da Educação

Autor: Valéria Nepomuceno | Publicado em 12 de março de 2014 às 18:27

Mais de 70 gestores das escolas e dos Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs) estiveram reunidos na tarde desta quarta-feira, 12, com os servidores da Semed e a secretária da Educação, professora Berenice Barbosa. A reunião, realizada no auditório da Escola de Tempo Integral Padre Josimo Tavares, teve como objetivo discutir o Programa de Fortalecimento da Gestão Democrática e a revitalização dos Conselhos Escolares.

A Secretária Municipal da Educação, Berenice Barbosa, avaliou a reunião positivamente e afirmou que é preciso motivar a comunidade escolar a participar dos conselhos. “É de grande importância o fortalecimento dos conselhos, pois é um grande aliado da gestão. Contamos com eles para planejar e executar as ações nas Unidades Escolares”, disse.

A técnica da Semed, Luzenir Poli Coutinho, explicou que a reunião serviu para mobilizar e sensibilizar os gestores quanto à relevância do papel do conselho escolar, visando ao fortalecimento do colegiado. Ainda segundo a técnica, esta reunião foi a primeira de uma série de ações propostas pelo grupo de articuladores do fortalecimento dos conselhos escolares. “As ações primam pela revitalização e efetividade dos conselhos escolares, enfatizando o seu papel de assessorar, acompanhar e avaliar a gestão em todas as suas dimensões, pedagógica, administrativa e financeira”, explicou.

Os conselhos escolares são colegiados compostos por representantes de pais, alunos, professores, servidores administrativos, universidades, órgãos públicos, associações comunitárias, entre outras organizações. Foram criados com a proposta de buscar o envolvimento da comunidade no planejamento, acompanhamento, controle e avaliação do trabalho realizado no processo de ensino-aprendizagem.