Instituto 20 de Maio promove dia de lazer e bem-estar aos servidores e comunidade

Instituto 20 de Maio de Ensino, Ciência e Tecnologia do Município de Palmas

Autor: Redação IVM/Palmas | Publicado em 26 de outubro de 2023 às 15:00

Tarde contou com sessões terapêuticas, palestra e coffee break saudável

Como parte da celebração da Semana do Servidor em Palmas, na terça, 25, a prioridade da gestão foi direcionada à saúde e ao bem-estar em uma longa tarde de lazer. Por meio do Instituto 20 de Maio de Ensino, Ciência e Tecnologia, a Prefeitura de Palmas (IVM) reuniu integrantes de diversas secretarias, além da comunidade, para participarem de sessões terapêuticas. O objetivo principal foi incentivar os servidores a darem maior atenção às suas necessidades físicas e mentais.

Servidores e comunidade experimentaram terapias integrativas complementares, conjunto de abordagens que prometem aliviar sintomas físicos de doenças e diminuir o estresse, relaxando corpo e mente, das 14 às 17 horas. Foram oferecidas ainda sessões de auriculoterapia, massoterapia, ventosaterapia, barras de access, reflexologia, acupuntura e escalda pés, foram ofertadas pelo Centro de Terapias Integrativas Complementares (Cepic/UFT).

“É extremamente necessária a inclusão dessas práticas, não deixar tudo acumular e chegar ao limite, às vezes a gente esquece que é um ser humano. Precisamos parar de vez em quando, fazer uns exames, uma consulta, uma sessão de relaxamento, cuidar da saúde se não acabamos desistindo, não porque queremos, mas porque o corpo chegou ao limite”, relata a servidora da Secretaria de Transparência e Controle Interno, Lídia Lima.

Para fechar o dia, o instituto abriu espaço para um debate sobre o tema “Vencendo o sedentarismo em todas as fases da vida”, foi a palestra ministrada pela especialista em nutrologia esportiva Luciana Batista, apresentando estratégias, a médica respondeu questões e desvendou mitos sobre exercícios e alimentação, facilitando a adesão de um dia a dia mais ativo com escolhas saudáveis. A conversa terminou com um coffee break repleto de frutas, sucos e petiscos leves.

“O que a gente vem provocando aqui, são oportunidades para sensibilizar sobre saúde. Se estivermos em dia com nosso corpo, nossa mente e nossas emoções, seremos mais produtivos, trabalharemos com mais satisfação e convivermos melhor com nossos colegas, assim prestando um melhor serviço ao cidadão que é o destinatário do nosso serviço” disse a gestora do Instituto 20 de Maio, Ivonete Motta.

Promovida pela Prefeitura de Palmas por meio do Instituto 20 de Maio de Ensino, Ciência e Tecnologia, a ação está integrada ao projeto 'Viva Bem Servidor', que objetiva a promoção da saúde ocupacional dos servidores, oferecendo exercícios laborais, práticas terapêuticas e debates, bem como desenvolver produção científica.