Jardim Taquari recebe ação de encoleiramento de cães contra calazar até as 17 horas neste sábado, 13

Secretaria Municipal da Saúde

Autor: Semus | Publicado em 13 de abril de 2024 às 08:35

Atendimentos ocorrem no anexo da Unidade de Saúde da Família (USF); coleira repelente e testes rápidos são gratuitos

Moradores do Jardim Taquari têm a oportunidade de realizar testes rápidos de leishmaniose visceral canina e adquirir coleiras repelentes contra o mosquito transmissor neste sábado, 13. A iniciativa é conduzida pela Secretaria Municipal da Saúde (Semus), por meio da Unidade de Vigilância e Controle de Zoonoses (UVCZ), com o objetivo de prevenir a propagação da doença e salvaguardar a saúde pública. As atividades estão em andamento das 8h às 17h no anexo da Unidade de Saúde da Família (USF) do setor, e das 8h às 12h, no Centro de Referência de Assistência Social (Cras) do bairro.

Para o armador João Batista, de 35 anos, a iniciativa oferece uma oportunidade adicional de proteger seu animal de estimação, Billy Joe, de 7 meses. Além de fornecer gratuitamente a coleira repelente, a ação também oferece a realização do teste no cachorro para detectar qualquer eventual necessidade futura. "Soube sobre essa iniciativa na unidade de saúde e me programei rapidamente para participar. É muito importante cuidar dos nossos cães", comentou João.

Outro morador do setor Emanuel Alves de Morais, de 23 anos, compartilha que soube da iniciativa através das redes sociais da Semus e ficou satisfeito por poder proteger seu cachorro de estimação com a coleira repelente. "Sempre levo ele para vacinar. Ter essa coleira que também previne me deixa mais tranquilo", explicou ele.

Coleira

Para que o cão seja elegível para receber a coleira, é necessário que tenha, no mínimo, quatro meses de idade. Além disso, os tutores devem comparecer aos locais mencionados munidos obrigatoriamente de um comprovante de endereço atualizado que confirme residência no setor.

A coleira, com uma durabilidade de seis meses, desempenha um papel crucial como repelente contra o inseto transmissor da leishmaniose. Sua utilização é uma estratégia essencial no cuidado da saúde animal, proporcionando proteção aos cães contra a picada do inseto e, consequentemente, evitando a transmissão da doença de animais infectados para os saudáveis.