USF do Jardim Taquari retoma atendimentos após reforma

Secretaria Municipal da Saúde

Autor: Redação Semus | Publicado em 29 de abril de 2024 às 10:59

Os serviços foram retomados com uma equipe composta por mais de 40 profissionais dedicados, sendo referência de atendimento para mais de 20 mil usuários

Após a conclusão da tão aguardada reforma, a Unidade de Saúde da Família (USF) do Jardim Taquari normalizou os atendimentos nesta segunda-feira, 29, trazendo comodidade para a comunidade local. Os serviços ofertados para a população são atendimento médico, atendimento de enfermagem, atendimento odontológico, atendimento multiprofissional, saúde da criança, saúde da mulher (planejamento familiar, pré-natal, puerpério, exame preventivo do câncer do colo do útero), atendimento de condições crônicas (hipertensão, diabetes, hanseníase, tuberculose e outros), imunização, nebulização curativos, administração de medicamentos, farmácia, laboratório, entrega de preservativos e contraceptivos, além de visita domiciliar.

Os serviços foram retomados com uma equipe composta por mais de 40 profissionais dedicados. Esta USF é referência de atendimento para mais de 20 mil usuários.

Morador do bairro há mais de uma década, Edemildo Rodrigues, expressou sua satisfação com a reforma, destacando o aumento do conforto na sala de espera durante suas consultas. Esse sentimento de acolhimento é essencial para promover a confiança e o bem-estar dos pacientes.

A coordenadora da unidade, Maria de Jesus Freitas da Silva, enfatizou que a necessidade de reforma era uma demanda persistente da comunidade desde 2018. Esta iniciativa não só aprimora as condições físicas do espaço, mas também demonstra o compromisso da prefeitura e da Secretaria Municipal de Saúde (Semus) em investir na infraestrutura das unidades de saúde.

A coordenadora ressalta que investir em infraestrutura de saúde é vital para assegurar que as comunidades tenham acesso a serviços de qualidade e atendimento adequado. "Uma USF bem equipada e confortável não apenas melhora a experiência do paciente, mas também contribui para a eficiência dos profissionais de saúde e promove uma abordagem holística no cuidado da saúde da comunidade", destaca Maria de Jesus.

Investimento

O investimento total na obra e no mobiliário alcança R$ 912.256,97, provenientes de recursos próprios da gestão. A reestruturação da unidade possibilitou a substituição completa do telhado, da rede elétrica, hidráulica e de internet, além da renovação do piso, nova pintura e a construção de estacionamento e cercamento, incluindo uma entrada exclusiva para ambulâncias. Também foram adquiridos novos equipamentos e mobiliário, visando garantir um ambiente propício para a prestação de serviços de saúde de qualidade.

Texto: Ascom Semus

Edição: Secom Palmas