Jovens da Renapsi recebem palestra durante Semana de Prevenção à Gravidez na Adolescência

Secretaria Municipal da Saúde

Autor: Redação Semus / Edição: Denis Rocha | Publicado em 05 de fevereiro de 2024 às 09:40

Próxima atividade acontece na quinta-feira, 8, a partir das 14 horas

Além do cronograma previsto para ser realizado nas Unidades de Saúde da Família (USFs) onde se apresenta o maior número de adolescentes, a equipe do Ciclos de Vida da Secretaria Municipal da Saúde (Semus) também realizará ações de educação em saúde para os aprendizes do Demà Jovem by Renapsi. A primeira palestra aconteceu na manhã desta segunda-feira, 5, e a segunda será realizada quinta-feira, 8, a partir das 14 horas.

As atividades incluem explicações sobre os métodos contraceptivos disponíveis no Sistema Único de Saúde (SUS), formas de contágio e medidas de prevenção contra as Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs), importância da vacinação, cuidados com a saúde sexual e reprodutiva e, ainda, distribuição de preservativos masculinos e femininos. O momento também foi uma oportunidade para os jovens tirarem dúvidas.

Com 17 anos, Adrielle Muriel, já tem muita consciência de seus atos e cuida sempre da sua saúde. “Eu comecei a fazer o preventivo ano passado porque é um cuidado que eu preciso ter comigo mesma”, contou. Ana Lívia Barros Macedo, também de 17 anos, disse que essas atividades são importantes para conscientizar a população juvenil sobre os impactos que uma gravidez pode causar na adolescência. “Gostei de saber de alguns direitos que eu não tinha nem noção e também sobre a quantidade de métodos contraceptivos que são fornecidos gratuitamente”, destacou.

Programação completa nas USFs

Jardim Taquari

USF Taquari | 5 a 9 de fevereiro
Prevenção e testes rápidos de IST´s, atualização das cadernetas de vacinação (incluindo HPV para público-alvo) e adesão às cadernetas de saúde do adolescente.

Bela Vista

USF Bela Vista | 7 de fevereiro | Período matutino e vespertino
Discussão da gravidez na adolescência e suas implicâncias sociais, prevenção e testes de IST’s.

Escola Sávia Fernandes | 9 de fevereiro | Período matutino e vespertino
Métodos contraceptivos para prevenção da gravidez, importância da vacinação, saúde sexual e reprodutiva, planejamento familiar; discussão da gravidez na adolescência e suas implicações sociais.

Lago Sul

USF José Lúcio Carvalho | 8 de fevereiro | 8 às 10h30
Roda de conversa com dinâmica para interagir e abordar o assunto de métodos contraceptivos para prevenção da gravidez, gravidez na adolescência e suas implicâncias sociais, prevenção e testes de IST’s, atualização da caderneta de vacinação (incluindo HPV para público-alvo).

Arno 41 (403 Norte)

Escola Estadual Criança Esperança | 6 de fevereiro | Período matutino
Elaboração de cartilha sobre métodos contraceptivos disponíveis na atenção básica e formas de acesso, roda de conversa e avaliação de situação vacinal.

Santa Bárbara

USF Santa Bárbara | 9 de fevereiro | 8 às 17 horas
Palestras sobre os métodos contraceptivos existentes para prevenção da gravidez com foco no público-alvo de 12 a 18 anos, roda de conversa com interação e discussão do impacto da gravidez na adolescência e suas implicâncias sociais, abordagem da prevenção das ISTs e testagem rápida, atualização da caderneta de vacinação (incluindo HPV para público-alvo), dinâmicas de interação em grupo e distribuição de material educativo.