Mais de 260 jovens recebem o Certificado de Dispensa de Incorporação da Junta Militar de Palmas

Secretaria Municipal de Planejamento, Orçamento e Gestão

Autor: Redação | Publicado em 31 de agosto de 2016 às 17:17

Em solenidade cívico-militar, realizada na manhã desta quarta-feira, 31, no Espaço Cultural José Gomes Sobrinho, mais de 260 jovens fizeram o juramento de Compromisso à Bandeira Nacional e receberam o Certificado de Dispensa de Incorporação (CDI) da Junta de Serviços Militar de Palmas. Somente em 2016, 3.245 jovens que completam 18 anos se alistaram, 250 serão selecionados para a prestação do Serviço Militar.

Após o juramento de Compromisso à Bandeira Nacional, o Primeiro-Tenente João Dirlei Brazil Severo, Delegado da 15ª Delegacia de Serviço Militar, parabenizou os jovens pelo exercício da cidadania e cumprimento dos deveres legais. “Defender a Pátria não é tão somente participar de atividades bélicas, como um integrante das Forças Armadas, mas também, como cidadão, atuar nas fábricas, no comércio, na agricultura, nas escolas, na defesa do meio ambiente, nos esportes ou na prestação de serviços de qualquer natureza contribuindo para o engrandecimento da Nação”, disse.

Representando o Prefeito Carlos Amastha, o secretário de Segurança e Defesa Civil, Francisco Viana Cruz, destacou que se alistar no serviço militar é motivo de muito orgulho e faz parte dos deveres dos jovens. Ainda segundo ele, mesmo para os que não ingressam a experiência é muito proveitosa e abre um leque de oportunidades. “Agradecemos o trabalho de excelência prestado pela nossa Junta Militar e a parceria com o 22° Batalhão de Infantaria, sediado em Palmas. Parabéns jovens, o Brasil espera muito dos senhores”, concluiu.

Para o jovem Vitor Hugo da Silva Brito receber o certificado representa a sensação do dever cumprido. Ainda segundo ele, uma ação muito importante que abre oportunidades e o credencia a participar de novos desafios. Pedro Henrique dos Santos, também recebeu o documento e disse estar orgulhoso por ter cumprido essa missão.

Certificado de Dispensa de Incorporação

O Certificado de Dispensa de Incorporação (CDI) é um documento que comprova a quitação com o Serviço Militar Obrigatório e é indispensável para situações como:

- Tomar posse em cargo público

- Obter passaporte ou renovar visto

- Prestar exame ou matricular-se em qualquer estabelecimento de ensino

- Obter Título de Eleitor e concorrer a cargos eletivos

- Ser contrato com carteira profissional assinada

- Abrir empresas

- Registrar diplomas de profissões liberais