‘Operação Resguardo 2022’ promove acolhimento e atendimento à mulheres em situação de violência

Secretaria Municipal da Saúde

Autor: Semus | Publicado em 08 de março de 2022 às 15:20

A ação oi realizada na unidade de saúde da Arno 44 e ressalta a importância de ampliar os canais de denúncia

Usuárias da rede de saúde da Capital participaram na manhã desta terça-feira, 08, na Unidade de Saúde da Família (USF) ARNO 44 (409 Norte) das atividades da ‘Operação Resguardo 2022’. Desenvolvida pelas entidades que compõem o Núcleo de Vigilância e Prevenção de Violências e Acidentes, Promoção da Saúde e Cultura de Paz (Nupav) da Secretaria Municipal da Saúde (Semus) de Palmas, a operação realizou abordagem e palestras. Além disso, a Resguardo enfatizou a importância das USFs como canal de denúncias para mulheres e meninas em situações de violência.

Sobre o papel das USFs, a coordenadora do Nupav, Leyssane Marta Ayres Arruda, observou que elas são uma ferramenta de acolhimento das pacientes na identificação diária de casos de violência; que elas trabalham na promoção a saúde e prevenção das violências, tendo nas instituições de saúde apoio para as ações coordenadas da Polícia Civil e outros órgãos com foco voltado para as unidades especializadas de atendimento à mulher.

Para a estudante universitária de 25 anos Verônica Maria Silva,  a iniciativa ajuda a instruir mulheres sobre o que é uma situação de violência e os meios que elas têm para conseguir se proteger e quebrar esse ciclo. “Muitas mulheres não têm o conhecimento de que elas possam estar sofrendo violência de algum tipo, que precisam de ajuda, de conversar, assim como, precisam dos meios de ajuda”.

Para a defensora pública do Núcleo Especializado de Promoção e Defesa dos Direitos da Mulher (Nudem), Vanda Sueli Machado, esses espaços alternativos possibilitam que muitas mulheres na sua rotina consigam falar de situações que acreditam ser de violência, seja de familiares, vizinhos e também com elas mesmas. “Em uma denúncia, uma conversa, a paciente muitas vezes traz um caso de fora e ao falar sobre os tipos de violência existentes acaba identificando-se na situação”.  Ela explica que é importante que esses espaços públicos tenham essa janela de forma corriqueira para amparar e acolher essas usuárias como meio de acesso, que muitas vezes em uma conversa em sua rotina ela consegue se abrir sem maiores receios.

A delegada Lorena Oyama, titular da 1ª Delegacia Especializada no Atendimento à Mulher (1ª Deam), destaca a importância da Semus. "A parceira entre a Secretaria de Saúde, o Sistema de Justiça e toda a rede de proteção as mulheres e muito importante, pois possibilita que mais mulheres saibam como identificar as formas de violência, onde buscar ajuda e como a rede trabalha para prevenir e combater a violência contra a mulher, auxiliando na prevenção das práticas delitivas e na proteção de todas as mulheres", afirmou a delegada.

Operação Resguardo

A ‘Operação Resguardo 2022’ realiza diversas atividades preventivas de enfrentamento aos crimes contra mulheres. A coordenadora do Nupav, Leyssane Marta Ayres Arruda, explica que, neste contexto, as USFs tornam-se uma ferramenta de acolhimento das pacientes na identificação diária de casos, além de promoção nas instituições, de ações coordenadas da Polícia Civil e outros órgãos, tendo o seu foco voltado para as unidades especializadas de atendimento à mulher.

Nupav

O Nupav faz parte da estrutura da Semus e tem o objetivo de promover discussões sobre promoção da saúde, prevenção e intervenção das violências, o fortalecimento da rede de proteção e atenção às vítimas de violências, definição dos papéis dos serviços e atores da rede na co-responsabilização e criação do fluxo de atendimento e na continuidade do cuidado de pessoas em situação de violências.

O Núcleo é composto por várias instituições como Delegacias Especializadas de Atendimento à Mulher (Deam), Ministério Público, Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, secretarias estaduais da Cidadania e Justiça (Seciju) e da Saúde (Sesau), Ordem dos Advogados do Brasil (OAB/TO), Associação Brasileira de Mulheres de Carreira Jurídica (ABMCJ/TO), Defensoria Pública, Universidade Federal do Tocantins (UFT), Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, Tribunal de Justiça do Tocantins, Instituto Médico Legal, Distritos Sanitários Especiais Indígenas (DSEIs), hospitais Geral de Palmas (HGP) e Dona Regina, Centro Municipal de Referência da Mulher Flor de Lis, Núcleo Maria da Penha, Câmara Municipal de Palmas, dentre outras instituições no âmbito estadual e municipal.