Palmas vai ganhar Casa da Mulher Brasileira para atendimento às vítimas de violência

Gabinete da Prefeita

Autor: Redação Secom | Publicado em 18 de fevereiro de 2022 às 12:01

Acordo de cooperação para implantação do espaço especializado foi assinado pela prefeita Cinthia Ribeiro com o Governo Federal e demais parceiros

Palmas dá um importante passo na consolidação das políticas públicas de enfrentamento às mulheres vítimas de violência e ganhará a Casa da Mulher Brasileira, uma das ações previstas no Programa Mulher Segura e Protegida, do Governo Federal.  O acordo de cooperação técnica com o Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos para a execução das ações foi assinado pela prefeita Cinthia Ribeiro e demais parceiros no projeto.

Como o atendimento à mulher é uma das prioridades da sua gestão, Cinthia vê este como um passo importante para a implantação da Casa da Mulher Brasileira na Capital. “Fomentar políticas públicas de assistência às mulheres em situação de violência é uma das prioridades da nossa gestão. Toda mulher deve ser tratada com respeito, empatia e cuidado”, declara.

O programa Mulher Segura e Protegida tem como objetivo garantir a união de esforços, visando combater as várias formas de violência contra as mulheres, bem como assegurar o acesso a uma estrutura de atendimento adequada às suas diversas demandas. São parceiros desse projeto junto ao Governo Federal e a Prefeitura de Palmas, o Governo do Estado, o Tribunal de Justiça, o Ministério Público e a Defensoria Pública.

Casa da Mulher Brasileira

A Casa da Mulher Brasileira concentrará, no mesmo espaço físico, os principais serviços especializados e multidisciplinares de atendimento às mulheres em situação de violência. No local, deverão ser oferecidos serviços públicos estratégicos, a exemplo da Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher; Juizado Especializado de Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher; Promotoria Pública Especializada da Mulher; Defensoria Pública Especializada da Mulher; atendimento psicossocial; alojamento de passagem; e brinquedoteca.

Também estão previstos serviço de orientação e direcionamento para programas de auxílio, promoção da autonomia econômica, geração de trabalho, emprego e renda, bem como a integração com os demais serviços da rede de saúde e socioassistencial; além de Central de Transportes, que integrará os serviços da Casa aos demais existentes da rede.