Parques Urbanos e área de zoneamento urbano de Palmas recebem visita técnica

Fundação Municipal de Meio Ambiente de Palmas

Autor: Georgethe Pinheiro / Edição: Juliana Matos | Publicado em 22 de fevereiro de 2024 às 15:35

Projetos recebem apoio e parceria do Governo Federal e de agências internacionais

Os parques que fazem parte do Projeto Parques Urbanos de Palmas, composto pelo Parque do Córrego Machado, Parque do Sol e Parque do Córrego Sussuapara, e a área de influência do Zoneamento Ambiental do Município foram percorridos nesta quinta-feira, 22, pelos profissionais que estão participando de um evento de lançamento e apresentação pública destes projetos, que são desenvolvidos em parceria pelo Instituto Municipal de Planejamento Urbano de Palmas (Impup) e pela Fundação Municipal de Meio Ambiente (FMA).

Parque do Córrego Machado
O primeiro local a ser visitado foi o Projeto Qualificação Socioambiental na área do Córrego Machado – Regularização Fundiária e Criação de Parque Linear. O trabalho está sob a coordenação do Impup e foi selecionado pelo Projeto de Desenvolvimento Urbano Sustentável (DUS) para participação de processo de consultoria, fruto de parceria entre o Ministério das Cidades e a Deutsche Gesells-chaft für Internationale Zusammenarbeit (GIZ) GmbH, com recursos do Governo Federal e da Cooperação Econômica e do Desenvolvimento (BMZ), da Alemanha.

É importante destacar que Palmas é uma das cidades selecionadas para serem parceiras do DUS. “O trabalho envolve a Associação Brasileira de Municípios (ABM), a empresa alemã Gopa, o grupo MYR, que tem como foco o desenvolvimento sustentável e inteligente de cidades, regiões e comunidades, bem como o acompanhamento de técnicos do Ministério das Cidades”, explicou o presidente do Impup, Lúcio Milhomem Cavalcante.

Parque do Sol
O Parque do Sol foi criado a partir do início das obras de pavimentação e drenagem no setor Morado do Sol III, que estão sendo realizadas através do Convênio com o Banco de Desenvolvimento da América Latina (CAF). Este trabalho se iniciou após a identificação de demanda de proteção da nascente do Córrego Bota e Tira, dando início às intervenções para qualificação do Córrego Cipó. “A concepção deste Parque também levou em consideração a necessidade de oferecer mais qualidade de vida aos moradores da região”, destacou a presidente da FMA, Meire Carreira.

As intervenções contemplam a preservação e proteção da nascente e do leito do Córrego Bota e Tira, supressão de parte de vias a serem pavimentadas, a fim de dar continuidade ao parque e criar espaço para o córrego fluir seu leito a céu aberto; ações ambientais e de infraestrutura, reflorestamento da mata ciliar, dentre outros. A visita técnica ao Parque do Córrego Sussuapara foi realizada na quarta-feira, 21.

Zoneamento Ambiental e Projeto Andus
Palmas foi uma das cinco cidades amazônicas selecionadas pelo Projeto de Apoio à Agenda Nacional de Desenvolvimento Urbano Sustentável (Andus) para receber o apoio na Elaboração do Zoneamento Ambiental do Município. Os demais municípios são Itapecuru Mirim (MA), Belém (PA), Porto Velho (RO) e Brasiléia (AC). O Andus é resultado de uma cooperação bilateral Brasil-Alemanha, incluindo o Ministério das Cidades (MCID) e o Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima (MMA), em parceria com a Deutsche Gesellschaft für Internationale Zusammenarbeit (GIZ).

A expectativa é que o Zoneamento em Palmas tenha entre seus resultados a melhoria da condição ambiental no Município, criação de zonas de proteção, que garantam a preservação de áreas com características ambientais relevantes, diversificação da produção agrícola incentivando a agricultura orgânica e familiar, garantia da função socioambiental da propriedade, utilização do trabalho para a revisão das leis sobre o ordenamento territorial municipal, dentre outros.

Leia também:  Evento de lançamento de projetos Ambientais e Urbanos em Palmas promete transformações na Capital