Peça teatral utiliza arte para conscientizar sobre segurança no trânsito

Secretaria Municipal de Segurança e Mobilidade Urbana

Autor: Marcio Greick | Publicado em 07 de agosto de 2023 às 14:05

Adaptação de "O Auto da Compadecida", importante obra de Ariano Suassuna, será apresentada ao público em agosto

"Em uma animada cidade, onde o trânsito caótico e os motoristas imprudentes são protagonistas do dia a dia, surge uma divertida comédia teatral chamada 'O Auto da Vida no Trânsito', inspirada na clássica obra o 'O Auto da Compadecida' de Ariano Suassuna", diz trecho da sinopse do Núcleo Experimental da Companhia A Barraca. O espetáculo é parte das ações da Prefeitura de Palmas de educação e conscientização no trânsito para este ano.

Organizado pela Secretaria Municipal de Segurança e Mobilidade Urbana (Sesmu), por meio da Gerência de Educação para o Trânsito, o relançamento da peça teatral será ainda no mês de agosto. Para o secretário da Sesmu, Agostinho Júnior, a peça teatral é mais uma ferramenta de educação para o trânsito para conscientizar a sociedade na formação de um trânsito mais seguro.

A superintendente de Trânsito e Transportes da Sesmu, Valéria Oliveira, explica que a peça reforça a ideia de que todos somos responsáveis por um trânsito mais seguro em nossa cidade. “São personagens marcantes, que de forma irreverente, nos mostram como deve ser o papel e a responsabilidade de cada um no trânsito.”

De acordo com a atriz Cleuda Milhomem, a peça foi produzida  pela Prefeitura de Palmas em 2001, na época dirigida por Marcelo Sousa, sendo um grande sucesso entre os diversos públicos apresentados. “A peça traz  diálogos cheios de graça e reviravoltas cômicas, "O Auto da Vida no Trânsito" promete divertir, emocionar e conscientizar o público de todas as idades.”

• Peça teatral:  O Auto da Vida no Trânsito
  • Realização: Secretaria de Segurança e Mobilidade Urbana (Sesmu) - Superintendência de Trânsito e Transporte - Gerência de Educação para o Trânsito.
  • Apresentação: Núcleo Experimental da Companhia A Barraca
  • Idealização: Cleuda Milhomem
  • Direção-geral: Magna Carneiro
  • Assistentes de direção: Cleuda Milhomem e Gabriel Deeaz