Pesquisa de preços do Procon Municipal mostra como economizar

Procon Palmas

Autor: Redação Procon | Publicado em 28 de agosto de 2023 às 10:08

Equipe percorre diversos estabelecimentos da Capital pesquisando itens da cesta básica, legumes, verduras e frutas

Com o objetivo de desenvolver ações educativas que orientem os consumidores a fazer melhor uso do dinheiro, o Procon Municipal de Palmas realizou uma pesquisa de preços dos itens da cesta básica e dos legumes, verduras e frutas comercializados na Capital.

Entre os dias 23 a 25 de agosto, a equipe de fiscalização do órgão percorreu dez estabelecimentos. Foram pesquisados mais de 18 produtos de alimentação e higiene pessoal e 36 de horta e pomar.

Alimentação

O pacote do biscoito de água e sal de 400g variou 237%, com preços entre R$ 3,47 e R$ 11,69, uma diferença de R$ 8,22, o que representa que se o consumidor comprar no estabelecimento mais barato poderá comprar três pacotes pelo preço de um. Outro item bastante consumido, o pacote de pão de forma de 420g, apresentou uma variação de 90%, com preços entre R$ 4,99 e R$ 9,49, uma diferença de R$ 4,50.

O pacote de um quilo de feijão teve uma variação de preços de 77%. Com preços entre R$ 4,79 e R$ 8,49, o que representa uma economia de R$ 3,70, se o consumidor adquirir o produto no estabelecimento mais barato. O pacote de cinco quilos de arroz apontou uma variação de 44%. Com preços entre R$ 17,99 a R$ 25,99, uma diferença de R$ 8,00 entre o item mais caro e o mais barato pesquisado.

Higiene pessoal

O creme dental - de 70 gramas - apresentou uma variação de 84%, o produto foi encontrado de R$ 2,49 a R$ 4,59, uma diferença de R$ 2,10 entre os estabelecimentos pesquisados. O papel higiênico com quatro unidades está sendo vendido entre R$ 4,39 a R$ 7,07, uma variação de R$ 2,68 do mais caro para o mais barato.

Verdura, Legumes e Frutas

Para verduras, legumes e frutas levou-se em consideração os produtos vendidos por quilo, bandeja e unidade. Em relação às frutas, destaca-se o quilo da laranja com variação de preços de 201%, vendidos de R$ 1,99 a R$ 5,99, diferencia de R$ 4,00. O quilo do mamão varia em 160%. O produto foi encontrado entre R$ 4,99 e R$ 12,99, uma diferença de R$ 8,00 por quilo. Já o quilo do melão apresentou 143% de variação, uma economia de R$ 6,50 para quem comprar no estabelecimento mais barato.

Aqui destaca-se o quilo da abóbora. A variação encontrada foi de 176%, com preços entre R$ 1,99 e R$ 5,49, uma diferença de R$ 3,50, do mais caro para o mais barato. O jiló apresentou uma variação de 167%. O menor preço encontrado foi de R$ 4,49 e o maior de R$ 11,99, uma economia de R$ 7,50 se o produto for adquirido no estabelecimento mais barato. Outro produto que pode possibilitar uma boa economia é a alface, cuja diferença pode ser de R$ 4,91 de um estabelecimento para outro. O preço encontrado varia entre R$ 2,99 a R$ 7,90.

De acordo com o secretário-executivo do Procon Municipal de Palmas, Cristian Sendic Sudbrack, as pequenas economias acumuladas ao longo do tempo, através do uso das pesquisas para comprar mais barato, fazem, a longo prazo, uma diferença enorme na economia dos consumidores palmenses. “As pesquisas que realizamos ajudam os consumidores a ter uma noção dos preços médios dos produtos essenciais, auxiliam na identificação de variações de preços entre diferentes estabelecimentos e fomenta o hábito da pesquisa, com isso o consumidor pode economizar na hora de comprar os produtos", enfatizou.