Plantio no Viveiro de Flores garante renovação de canteiros todo o ano

Secretaria Municipal de Infraestrutura e Serviços Públicos

Autor: Juliana Matos/ Edição: Lorena Karlla | Publicado em 01 de agosto de 2022 às 09:44

Em cerca de oito dias, as sementes germinarão e já serão transferidas para estufa de mudas

O Viveiro de Flores, administrado pela Secretaria de Infraestrutura e Serviços Públicos (Seisp), reiniciou nesta segunda-feira, 1º de agosto, o plantio de sementes de flores. As sementeiras estão recebendo, inicialmente, sementes de vincas, espécie florífera resistente ao sol e de cores variadas.

As sementes devem permanecer por cerca de oito dias nas sementeiras, período em que serão transferidas para uma bandeja maior onde ficarão já na estufa reformada do Viveiro de Flores por 15 dias. Passado esse período, as mudas serão expostas ao sol até seu crescimento e florescimento. O diretor de Serviços Públicos, Miguel Fonseca, explica que as flores plantadas agora devem ser transplantadas em canteiros e jardins da Capital já no início do período chuvoso.

O Viveiro de Flores está em novo endereço, na Avenida LO-08 esquina com NS-01, próximo ao Parque Sussuapara. A nova estufa de 52 metros por 30 metros está recebendo os últimos metros de nova tela de sombreamento 80% para garantir pleno desenvolvimento de mudas.

Anualmente, o viveiro produz cerca de 120 mil mudas por estaquia de espécies variadas, apenas multiplicando as plantas já usadas no paisagismo da Capital. A produção anual por sementes pode chegar a 500 mil mudas no berçário de sementes, que é usado no embelezamento de avenidas, praças, parques e pontos turísticos.

Entre as espécies em cultivo no Viveiro de Flores estão bouganvilles, clúsias, agaves, ixoras, tagetes, onze-horas e vincas. Todas adaptadas a sol pleno. Para o cultivo são usados resíduos orgânicos fornecidos pelos Ecopontos de Galhadas. A produção do Viveiro de Flores não é doada. Somente o Horto Florestal, gerido pela Fundação de Meio Ambiente (FMA), disponibiliza gratuitamente doação de muda de espécies nativas para moradores da zona urbana e rural. Basta formalizar solicitação em uma das unidades do Resolve Palmas.