Prefeito abre oficialmente os Jogos Escolares de Palmas 2015

Secretaria Municipal da Educação

Autor: Redação | Publicado em 12 de maio de 2015 às 15:10

Foi aberta oficialmente na manhã desta terça-feira, 12, na Escola Municipal de Tempo Integral Pe. Josimo Tavares, a 11ª edição dos Jogos Escolares de Palmas. O evento é promovido pela Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria Municipal da Educação (Semed) e da Fundação Municipal de Esporte e Lazer (Fundesportes).

O prefeito Carlos Amastha declarou abertas as competições dos Jogos Escolares de Palmas, incentivando os alunos/atletas a competirem dentro do espírito esportivo. “Que vença o melhor mas competindo lealmente e sempre buscando a vitória”. disse o prefeito acrescentando “estudem para se tornarem profissionais de primeira, desportistas de primeira, que do lado de cá, faremos todo o possível para que seus sonhos se tornem realidade”, declarou.

O chefe do executivo municipal esteve acompanhado da primeira-dama Glô Amastha, do secretário municipal da Educação Danilo Melo e outras autoridades. Participaram também da solenidade, o secretário estadual da Educação, Adão Francisco de Oliveira, a secretária executiva da Educação, Kelma Tavares, vereadores, secretários municipais, dentre outras autoridades.

O secretário da Educação, Danilo Melo, falou da importância do desporto para a formação dos educandos. “Por meio do desporto escolar, do envolvimento das crianças num projeto como esse é que se constrói as competências e o conjunto de valores que elas levarão para a vida toda”, afirmou. O secretário acrescentou ainda “é importante competir, é importante respeitar as regras, é importante ganhar, mas é importante também saber perder”.

Para Lucas Fernandes, aluno-atleta das modalidades de atletismo e futsal da Escola Girassol de Tempo Integral Vila União, a expectativa para a competição é grande. “Nossa equipe de futsal treinou bastante, aproximadamente quatro horas por dia e estamos com muita força de vontade para vencer esta etapa para podermos disputar a estadual e buscarmos a classificação para a etapa nacional, ainda mais porque este é o último ano que poderei participar dos Jogos Escolares de Palmas”, afirmou.

A abertura do evento foi marcada pelo desfile das delegações, execução do Hino Nacional, juramento dos atletas e a entrada da tocha olímpica conduzida pelo aluno Jonas Oliveira da ETI Pe. Josimo Tavares, representando os alunos indígenas das sete etnias do Estado do Tocantins. Após o acendimento da pira olímpica, o público presente pôde assistir a um espetáculo de dança homenageando os povos indígenas.

Participam desta edição da competição 48 escolas da Capital, sendo 27 municipais, 11 estaduais e 10 particulares. A competição é destinada a alunos de 12 a 14 anos que disputam nas modalidades de atletismo, badminton, ciclismo, judô, karatê, minimaratona, natação, tênis, tênis de mesa, tiro com arco, basquetebol, beach soccer, futsal, futebol 7 society, handebol, vôlei de praia, voleibol e xadrez, nos gêneros masculino e feminino, ginástica rítmica somente no gênero feminino, além dos jogos adaptados para alunos com deficiência.

Os Jogos Escolares de Palmas 2015 serão considerados etapa seletiva do Município de Palmas para a etapa final dos Jogos Escolares do Tocantins, onde serão selecionadas as equipes/alunos-atletas que representarão o Estado nos Jogos Escolares da Juventude, que serão realizados em Fortaleza no mês de setembro.