Prefeito destaca aquecimento na economia e investimentos para a Capital durante Jogos

Secretaria Municipal Extraordinária dos Jogos Indígenas

Autor: Redação Secom | Publicado em 30 de outubro de 2015 às 15:42

Os Jogos Mundiais dos Povos Indígenas (JMPI) encerram neste sábado, 31, e o prefeito Carlos Amastha destaca os resultados positivos já identificados nos primeiros dias da competição. Lucratividade e movimentação no comércio, hotéis 100% ocupados, fomentação do turismo na Capital e divulgação na imprensa nacional e internacional, são alguns dos pontos abordados.

Os JMPI iniciaram no último dia 23 e, segundo explicou o prefeito, já foram injetados na economia de Palmas R$ 2,5 milhões. “Só temos que comemorar, sucesso de público, de movimentação financeira. A própria imprensa mostrou que os bares estão com 30% a mais de lucro neste período em relação aos dias normais”, comemora o prefeito.

O gestor municipal ressaltou ainda, a divulgação de Palmas internacionalmente devido à realização dos Jogos. Entre os resultados com o sucesso dos Jogos, o chefe do Poder Executivo afirmou que a prefeitura busca capitalizar investimentos e benefícios para Palmas.

"É impressionante o número de agendas de compromissos de discussão de negócios que conseguimos fechar com os Jogos. Quem não quer vir para cá? É uma cidade com um dos melhores IDH [Índice de Desenvolvimento Humano], uma bela cidade, que respira esporte, com muitas opções de lazer e de oportunidade de crescimento", declarou.

Hotéis 100% ocupados

Em alguns casos, a dois meses do JMPI as reservas dos hotéis já estavam todas feitas e sem vagas, como contou a responsável pelo setor de um grande hotel, Suênia Patrícia Miranda. “Estamos superlotados e a procura ainda continua. É uma maneira de divulgar Palmas e movimentar nossa economia”, destacou Suênia.

Gerente de outro hotel, Sirlene Machado, ressalta a importância da realização de mais eventos voltados para o turismo e comemora os resultados dos Jogos. “Foi muito positivo, durante todo este período estamos ocupados e sem dúvida foi muito válido este aquecimento”, afirmou Sirlene.

Público

Mesmo sem um balanço fechado de público, a organização estima que cerca de 15 mil pessoas por  dia tenha visitado a Vila dos Jogos. Outro ponto positivo abordado pelo gestor.

"A participação tem sido massiva do público. Nossos palmenses deram um show de receptividade. Não tem uma reclamação de turista, da saúde e nem mesmo um quesito de segurança", comentou.

Legado material

Como legado material está ficando o recurso de R$ 10 milhões para a construção do complexo esportivo na Vila dos Jogos e a  área comprada pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF) para a criação de um centro esportivo juventude.

“A CBF já fez o anúncio da aquisição de uma área de 40 mil metros quadrados no Setor Polinésia, como legado da Copa do Mundo, para sediar o Centro de Desenvolvimento para Crianças e Adolescentes”, explicou.