Prefeitura de Palmas intensifica a fiscalização em pontos do comércio da Capital nesta sexta, 27

Secretaria Municipal de Segurança e Mobilidade Urbana

Autor: Márcio Greick | Publicado em 27 de novembro de 2020 às 19:24

Intuito foi de proporcionar maior segurança para a população realizar compras na última sexta do mês de novembro, em virtude da Black Friday

Com o intuito de proporcionar maior segurança para a população realizar compras na última sexta-feira do mês de novembro, em virtude da Black Friday, que tradicionalmente os descontos são maiores em todas as lojas, o que atrai mais consumidores do que o habitual, as forças de segurança de Palmas intensificaram nesta sexta-feira, 27, a fiscalização em pontos estratégicos do comércio da Capital.

 A Secretaria Municipal de Segurança e Mobilidade Urbana (Sesmu) colocou nove viaturas de fiscalização de trânsito nas ruas da Capital durante todo o dia, com o apoio da Guarda Metropolitana de Palmas (GMP). As equipes estão em vários pontos estratégicos de maior movimentação do comércio, na região Central e Avenida Tocantins, em Taquaralto, que possui muitas lojas com grande fluxo de pessoas. De acordo com a Sesmu, a fiscalização das forças de segurança está nas ruas para garantir o cumprimento da Lei e o respeito às normas de Trânsito.

No período matutino, os agentes de Trânsito estiveram na Rodoviária de Palmas, onde fizeram a remoção de uma caminhonete Pajero Dakar HPE, por estacionar em local e horário proibido pela sinalização e em desacordo ao  artigo 181, Inciso XVIII,  do Código de Trânsito Brasileiro

Durante consulta do veículo ao sistema Detrannet (consulta do veículo), foram constatados 23 autos em aberto, quatro anos de Imposto Sobre Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) atrasados, totalizando 31 débitos, além de uma restrição judicial de bloqueio do veículo.

Já no início da tarde, os agentes de trânsito constataram várias irregularidades de veículos estacionados em canteiro central e vagas especiais, o que ocasionou a autuação e remoção de alguns veículos, na Avenida JK, esquina com a Rua NE-03, no Plano Diretor Sul da Capital.

De acordo com o artigo 181, Inciso XVIII, do Código de Transito Brasileiro (CTB), estacionar em local e horário não permitidos por Placa de Proibido Estacionar, é uma infração média, com acréscimo de 04 pontos no prontuário, multa no valor de R$130,16, e remoção do veículo.

Novas viaturas e uniformes novos

A Secretaria Municipal de Segurança e Mobilidade Urbana (Sesmu) adquiriu nove veículos novos que estão sendo utilizados na Fiscalização de Trânsito da Capital.  São oito viaturas e um veículo que está sendo usado pelo Setor de Educação para o Trânsito.  Os oitenta agentes de Trânsito também receberam uniformes novos.