Prefeitura discutirá alternativas para regularização de totens comerciais na Capital

Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano e Serviços Regionais

Autor: Juliana Matos | Publicado em 07 de novembro de 2018 às 16:28

Diálogo norteará avaliação de sugestões de regularização de publicidade visual

Para conciliar as exigências legais de respeito e zelo aos logradouros públicos com a demanda do setor empresarial da Capital que quer flexibilização de regras para regularização de estruturas de publicidade visual, a Prefeitura de Palmas iniciou diálogo com representantes do setor hoteleiro e com a Associação Comercial e Industrial de Palmas (Acipa).

O secretário de Desenvolvimento Urbano, Regularização Fundiária e Serviços Regionais de Palmas, Roberto Petrucci, confirmou a disposição do Município em dialogar sobre o tema para conciliação de interesses tendo em vista que muitos dos totens atualmente dispostos em frente a comércios da Capital estão descumprindo o Código de Postura.

“A legislação municipal proíbe a colocação de estruturas publicitárias em passeio público. No entanto, temos ciência de casos específicos que têm condições de serem melhor regulamentados. Nossa intenção é debater, observar a legalidade de algumas propostas e regulamentar melhor o assunto”, adianta Petrucci.

Algumas das propostas que serão analisadas tratam, por exemplo, de estruturas de publicidade que seguem padrão de medidas de marcas no País e que precisam ser analisadas de acordo com a localização do ponto comercial em questão, assim como à amplitude de cada avenida comercial.

Segundo o secretário, a discussão do assunto não será individual, mas incluirá a Acipa e demais entidades interessadas no tema e deve fomentar complementações no Código de Posturas do Município de Palmas para prever todas as condições possíveis de autorização de estruturas de pequeno e grande porte, fixas ou móveis. Para isso, serão analisados vários fatores de interesse do poder público em preservar calçadas, canteiros e áreas públicas, assim como do comerciante em ter sua fachada melhor identificada desde que resguardada de conflitos com estruturas publicitárias de comércios vizinhos.

(Edição e postagem: Iara Cruz)