Prefeitura é parceira em evento que lembra Dia de Combate à Homofobia

Superintendência para Mulheres, Direitos Humanos e Equidades

Autor: Redação Sumudhe | Publicado em 14 de maio de 2014 às 16:36

Em alusão ao Dia Mundial de Combate à Homofobia, vários grupos da sociedade civil organizada e do poder público, vão realizar, no próximo sábado, 17, o evento Baphão contra a Homofobia. A atividade começa às 19 horas e deve seguir até às 22 horas.

O 17 de maio marca a exclusão da Homossexualidade da Classificação Internacional de Doenças (CID) da Organização Mundial da Saúde (OMS). Fato que ocorreu em 1990. Para o gerente de Equidade da Prefeitura de Palmas, Fábio Coêlho, este é um dia para comemorar, porém, vale repensar a importância de continuar a luta pela equidade dos Direitos da População LGBT em Palmas.

“Temos grandes motivos para comemorar, mas os crimes homofóbicos batem a nossa porta diariamente. Palmas é uma das Capitais mais violentas, em números relativos, contra o LGBT. Por isso achamos importante celebrar, mas acima de tudo buscar uma consciência de que todos somos cidadãos e merecemos viver em uma sociedade mais equânime”, destacou.

A atividade é organizada com apoio da Superintendência da Mulher, Direitos Humanos e Equidade da Prefeitura de Palmas (Sumudhe), da Comissão de Defesa e Promoção dos Direitos LGBT da Secretaria Estadual de Defesa Social (SEDS), da Comissão de Diversidade Sexual da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) de Palmas e o Sindicato dos Trabalhadores da Educação do Tocantins (Sintet).

O evento é uma realização do Núcleo de Estudos, Pesquisas e Extensão em Sexualidade, Corporalidades e Direitos da Universidade Federal do Tocantins (UFT), juntamente com a Movimento Universitário pela Diversidade Sexual (MUDAS), Liga Brasileira de Lésbicas (LBL), Associação Brasileira de Lésbicas (ABL) e do grupo Dina Guerrilheira do Centro de Direitos Humanos de palmas (CDHP).

Confira a programação

19h as 22h - Exposição de Fotografias "Do armário às ruas: militâncias LGBT no Brasil"
19h - Abertura Oficial
19h30 - Lançamento e Debate sobre o Documentário Experimental: "Memórias (In)visíveis - retratos do Tocantins LGBT"