Prefeitura entrega Selo Solar a 36 adeptos do programa Palmas Solar

Secretaria Municipal Extraordinária de Assuntos Estratégicos, Captação de Recursos e Energias Sustentáveis

Autor: Fernanda Mendonça | Publicado em 08 de janeiro de 2018 às 19:18

Selo foi entregue aos contribuintes que optaram pela utilização de placas de geração de energia fotovoltaica em suas residências, comércios ou indústrias

O Selo Solar foi entregue pela Prefeitura de Palmas, por meio da Secretaria Municipal Extraordinária de Projetos, Captação de Recursos e Energias Sustentáveis, a 36 adeptos do Programa Palmas Solar, que concede uma série de incentivos para quem adotar o projeto de conversão de energia fotovoltaica em residências, comércios ou indústrias. A entrega foi realizada na tarde desta segunda-feira, 8, pelo prefeito Carlos Amastha.

“A expectativa para este ano é que as adesões dobrem. O Palmas Solar é um programa inovador de incentivos à energia solar, que alia a economia de energia aos incentivos fiscais municipais”, ressaltou Amastha.

A empresa Ferpam recebeu o selo simbolicamente em nome dos demais contribuintes, todos os demais irão aderir ao programa na secretaria. O representante da empresa, Marcel Lucena, ressaltou que o investimento feito para a implantação do sistema de energia fotovoltaica na empresa foi de R$ 220 mil e o retorno está sendo satisfatório. “Para nós é gratificante o recebimento desse selo. O próximo passo é conseguir o selo verde como reconhecimento das ações sustentáveis praticados pela empresa”, garantiu Lucena.

Segundo o secretário extraordinário de Projetos, Captação de Recursos e Energias Sustentáveis, Fábio Frantz, quem adere ao Palmas Solar recebe incentivos, com  descontos que chegam até 80% no IPTU, por cinco anos. Assim como também no Imposto Sobre a Transmissão de Bens Imóveis (ITBI) na primeira transferência de imóvel e no Imposto Sobre Serviços de Qualquer Natureza (ISSQN) para a empresa responsável prestação de serviço contratada.

Resultados

Em 2016 o Programa Palmas Solar em 2016 teve dezoito beneficiários, com investimento de R$ 854.458,02 pelos contribuintes em geradores fotovoltaicos. Em 2017 foram 36 adesões ao programa Palmas Solar, um aumento, em relação 2016, de 100%. O investimento pelos contribuintes em 2017 foi na ordem de R$ 1.695.982,20.

Os beneficiários já geraram aproximadamente 1,69 GWh, que representa uma economia de aproximadamente R$ 1.400 milhão em suas contas de energia. “Os benefícios totalizam aproximadamente 80 mil reais de benefício somente no IPTU 2018”, finaliza Frantz.