Prefeitura fará mudanças em estacionamentos da Av. LO-09 para atender comerciantes locais

Secretaria Municipal de Infraestrutura e Serviços Públicos

Autor: Secom - Redação | Publicado em 25 de janeiro de 2024 às 12:35

Serão realizadas adaptações em calçadas para ampliar o número de vagas de estacionamento

A Prefeitura de Palmas, por meio da Secretaria Municipal de Infraestrutura e Serviços Públicos (Seisp), atendeu solicitação de comerciantes da antiga pista do aeroporto de Palmas e aprovou ajustes no projeto dos estacionamentos da Avenida LO-09, em Palmas. A decisão da gestão municipal foi resultado de estudos após ouvir os comerciantes, que solicitaram mais espaço para estacionamento, em uma reunião realizada em dezembro de 2023.

Serão realizadas adaptações em pequenos trechos de calçada para ampliar o número de vagas de estacionamento. A Seisp assegura que as medidas mínimas para vagas de carros e motocicletas permanecerão respeitadas e que a mudança não comprometerá o compromisso da gestão com a mobilidade urbana.

A pasta destaca que, para garantir acessibilidade e atender às normas técnicas, cada bolsão terá calçadas e rampas em seu perímetro, permitindo o acesso de pedestres sem a necessidade de atravessar transversalmente a área do estacionamento. Com a modificação, todas as vagas (2,5 m por 5,0 m) serão demarcadas em ângulo de 45° em relação ao passeio, proporcionando uma área de manobra mais segura de 4 metros.

Desde agosto de 2023, a Avenida LO-09 passa por um processo de requalificação urbana, visando à implementação de infraestrutura viária para resolver pedidos antigos. O projeto original, atendendo à Lei 12.587/2012, da Política Nacional de Mobilidade Urbana, privilegia pedestres, ciclistas e usuários do transporte público, com calçadas mais largas do que o padrão adotado em outras avenidas da capital, juntamente com ciclovia, áreas de urbanização, travessias elevadas e outros elementos facilitadores de mobilidade.

Fique por dentro

Até dezembro de 2023, mais de 50% das melhorias previstas já foram implementadas, especialmente entre as quadras Arso 31 e 41 (303 e 403 Sul). Já estão prontas a pavimentação e a drenagem pluvial, cujos benefícios já estão sendo sentidos pelos usuários. Não há mais empoçamento d’água no centro dos estacionamentos.

Esse trecho também recebeu plantio de grama e instalação de postes no canteiro central, equipados com luminárias de diodo emissor de luz (LED), proporcionando impacto significativo na iluminação do comércio durante a noite.

A Seisp assegura que as modificações não afetarão o cronograma da obra tendo em vista que, mesmo com as intensas chuvas de janeiro, não foi interrompido. O prazo de execução para toda a requalificação urbana da Avenida LO-09, desde o cruzamento com a Av. NS-01 até a NS-15, é de 12 meses.