Prefeitura lança o aplicativo Meu Ônibus para os usuários do transporte público

Secretaria Municipal de Infraestrutura e Serviços Públicos

Autor: Wédila Jácome | Publicado em 21 de outubro de 2015 às 11:43

O aplicativo Meu Ônibus Palmas já está disponível para ser baixado no Google Play e App Store e chega para facilitar a rotina de quem utiliza o transporte público coletivo de Palmas. Atualmente o sistema registra mais de 100 mil giros na catraca por dia.

O aplicativo permite ao passageiro pesquisar a linha mais apropriada para o seu destino final, pontos mais próximos, horário exato de chegada do ônibus no ponto, itinerário das linhas através de mapas e, ainda, permite ao usuário verificar se o veículo está atrasado ou vai passar no horário.

Isso só é possível, graças ao dispositivo de GPS instalado em cada ônibus da frota de Palmas, o qual permite também a Prefeitura de Palmas monitorar toda o Sistema de Transporte de Palmas em tempo real, através do Centro de Controle Operacional (CCO).

O prefeito Carlos Amastha falou durante coletiva à imprensa, realizada na manhã dessa quarta-feira, 21, que utiliza diariamente o aplicativo. “Todos os dias estou testando o aplicativo e tenho gostado muito. Nele eu posso salvar a minha rota preferida e ele me avisa o horário de chegada do ônibus que desejo”, disse.

A um clique, o usuário contata agora na palma da sua mão todo o quadro de horário e itinerário de cada linha. Esse recurso também está disponível no aplicativo, através do menu notícias.

Para o secretário Municipal de Acessibilidade, Mobilidade, Trânsito e Transporte, Christian Zini, esse aplicativo era uma das exigências da Prefeitura ao Seturb, com o objetivo de promover melhorias no transporte público. "Percebemos que uma das grandes demandas do usuário era ter uma ferramenta que mostrasse em tempo real a hora de chegada do seu ônibus. E, com o Meu Ônibus Palmas, isso já é possível",

O aplicativo está disponível gratuitamente para os aparelhos celulares nas versões Android e IOS. Para baixar o aplicativo a pessoa precisa digitar no campo da loja virtual a palavra: Meu Ônibus Palmas. O software foi desenvolvido pela empresa M2M Solutions, contratada pelo Seturb.

Passos para utilizar o aplicativo:

Baixe o aplicativo e clique no ponto de parada desejado. O software irá informar as linhas que circulam pelo local, e o tempo que falta para o ônibus chegar. Clique na linha desejada e será informado do percurso.

Se o tempo estimado for inferior a dois minutos, o sistema avisa que o ônibus está se aproximando, se a previsão for de três a 15 minutos, a informação do tempo será exata.

Frota de Palmas

Hoje Palmas conta com uma frota de 220 ônibus, sendo 12 reservas. A frota operante é 100% com elevadores de acessibilidade e 71 veículos possuem ar-condicionado. A frota da Capital do Tocantins é uma das mais novas frotas do país, com média de 2,9 anos. Atualmente o sistema registra mais de 100 mil giros de catracas por dia.

E para melhor atender a sociedade, há sempre ampliação e reestruturação dos itinerários das linhas de ônibus. A Prefeitura de Palmas também implantou internet Wi-fi nas estações e câmeras de monitoramento, a fim de garantir maior segurança aos passageiros.