Prefeitura proporcionará dia de lazer e cuidado às mulheres nesta sexta-feira

Secretaria Municipal de Governo e Relações Institucionais

Autor: Thaise Marques | Publicado em 07 de março de 2013 às 11:41

Atividades dessa sexta-feira serão realizadas na Feira Coberta do Aureny III

Atividades de lazer e cuidado fazem parte da programação do Dia Internacional da Mulher, comemorado nesta sexta-feira, dia 8 de março, organizada pela Prefeitura de Palmas, por meio da Superintendência da Mulher, Direitos Humanos e Equidade (Sumudhe). A programação começa nesta quinta-feira, 7, com o seminário Autonomia das mulheres para enfrentar a violência, a partir das 19 horas, na Escola de Tempo Integral Padre Josimo, na Região Norte.

Na programação do dia 8, que acontece na Feira do Jardim Aureny III, a partir das 13 horas, serão oferecidas várias atividades, como corte de cabelo, limpeza de pele e maquiagem. As mulheres também serão orientadas sobre programas, a exemplo do Pai Presente e Saúde da Família. Além disso, serão repassadas informações sobre a geração de emprego e renda e também será feita a emissão de carteira de trabalho. Na saúde da mulher haverá a realização de exames básicos como diabetes e pressão alta, além da prevenção de doenças, como câncer de mama e de colo de útero.

Serão oferecidas ainda informações sobre a Lei Maria da Penha, serviços dos Centros de Referência de Assistência Social e de Atendimento à Mulher Vítima de Violência.

Linhas especiais
Ainda na sexta-feira, a Prefeitura irá disponibilizar linhas de ônibus especiais gratuitas, que circularão identificadas. As mulheres da região de Taquaralto serão atendidas com a linha 49, que partirá do Setor Sol Nascente, percorrendo o bairro, seguindo direto para Feira Coberta do Aureny III. Já aquelas que residem nas regiões Norte e Central terão disponíveis um ônibus especial,  saindo da Estação Apinajé, fazendo a linha do Eixão até o Aureny III, na Estação Xerente.

Apoio
A programação contará com o apoio das secretarias municipais da Saúde, de Desenvolvimento Social, da Comunicação, de Educação, de Desenvolvimento Econômico, de Infraestrutura  e de Inclusão Social, além da   Fundação Cultural. O Sesi - Serviço Social da Indústria atua como parceiro em atividades de lazer, e também através do programa Cozinha Brasil. Já o Sesc - Serviço Social do Comércio apoiará a ação com o projeto Lazer Ativo.  A Foz Saneatins também é parceira da programação.

07/03 Região Norte- Auditório da Escola de Tempo Integral Padre Josimo

Seminário- Diálogos Horizontais em rodas de conversas “Autonomia das mulheres para enfrentar a violência”

19h- Abertura

19h30- Fortalecimento da rede de atendimento as mulheres vítimas de violência

20h45- Caminho para romper com o ciclo da violência

21h45- Encaminhamentos

22h- Considerações finais

08/03 Feira do Jardim Aureny III

Um dia de cuidado e carinho para as mulheres de Palmas

-Neste espaço as mulheres terão acesso à corte de cabelo, limpeza de pele e maquiagem

- Orientações sobre os serviços dos Centros de Referências de Assistência Social e de Atendimento a Mulher

- Informações sobre a Lei Maria da Penha, que combate a violência doméstica

- Informações sobre o programa Pai Presente (crianças sem registro)

- Informações sobre a saúde da mulher, com ênfase nos exames básicos de prevenção a doenças, como o câncer de mama e de colo de útero.

- Realização de exames básicos de saúde (Diabetes e pressão)

- Informações sobre a campanha de prevenção e combate a dengue e calazar

- Informações sobre o programa Saúde Família

- Informações sobre a política de trabalho e geração de renda