Prefeitura realiza cerimônia de premiação pelos avanços alcançados no Ideb 2015

Secretaria Municipal da Educação

Autor: Redação Semed | Publicado em 13 de dezembro de 2016 às 16:01

O auditório do Centro de Convenções Parque do Povo ficou pequeno para a quantidade de educadores, educandos e servidores da Educação que estiveram reunidos na noite desta segunda-feira, 12, para celebrar os resultados de excelência alcançados pela rede municipal de ensino no Índice do Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb 2015).

A cerimônia de premiação contou com a presença do prefeito Carlos Amastha e do secretário da Educação, Danilo Melo, entre outras autoridades, além da execução de canções por alunos das Escolas Anne Frank e Beatriz Rodrigues, enquanto era servido um coquetel no hall de entrada, e ainda apresentação das orquestras “Graciosa de Palmas” da Escola Municipal Beatriz Rodrigues e “Amor Perfeito” da Escola Estadual Vila União que, por sua vez, executou ao som de sanfonas o musical “Natal do Sertão”.

Durante o evento foram premiados os educadores, educandos e unidades escolares que obtiveram destaque no Ideb 2015 das seguintes categorias: Maior média Ideb: 1º, 2º e 3º lugar; Maior avanço na proficiência: Português e Matemática - 5º e 9º anos; Maior avanço na aprovação; Maior avanço na média; Professores que obtiveram maior desempenho na Proficiência: Português e Matemática – 5º e 9º anos; Supervisores Pedagógicos, Orientadores Educacionais e secretários Escolares; Alunos e equipes (Professores, Higienização, Alimentação, Apoio Pedagógico, Administrativo); Escolas por média e atendimento no campo integral e parcial, além de uma homenagem especial aos CMEIs e Escolas da Infância que também contribuem para o crescimento da educação municipal.

O título da categoria maior média do Ideb 2015 nos 5º e 9º anos foi conquistado pela Escola Beatriz Rodrigues da Silva que recebeu o título de “Destaque da Educação” pela contribuição com o avanço da Educação Básica no Município. Além da maior média, a escola conquistou também o título de Maior proficiência em Matemática - 5º e 9º anos, Maior proficiência em Português no 9º ano e segunda maior proficiência em Português no 5º ano das escolas municipais.

Em segundo lugar ficou a Escola Municipal Anne Frank, que conquistou o título de “Destaque da Educação” pela 2ª maior média do Ideb no 5º e 9º ano, maior proficiência em Português no 5º ano, 2ª maior proficiência em Matemática no 5º ano, 2ª maior proficiência em Português no 9º ano e 3ª maior proficiência em Matemática no 9º ano das escolas municipais.

Já o terceiro lugar ficou com a Escola Henrique Talone que obteve a 3ª maior média do Ideb no 5º e 9º ano, 2ª maior proficiência em Matemática no 9º ano, 3ª maior proficiência em Português no 5º ano, 3ª maior proficiência em Português no 9º ano e 3ª maior proficiência em Matemática no 5º ano.

O prefeito Carlos Amastha parabenizou a todos pelas conquistas alcançadas e pelo excelente trabalho desenvolvido na área educacional. “Se tem alguma cidade que pode dar o exemplo para o Tocantins e para o Brasil, essa cidade é Palmas. Quando recebemos a notícia desse Ideb, assim como eu, imagino que cada um de vocês, cada professor, cada pai de família, cada servidor da educação, todos sentimos a mesma coisa, muito orgulho em saber que esse trabalho deu resultado”.

O gestor fez questão de destacar que enquanto pais, ele e a sua esposa, a primeira-dama Glô, sempre tiveram a preocupação em oferecer para seus filhos a melhor educação possível e oportunidade para que desenvolvessem suas potencialidades. “Nós sabemos que não existe cidade melhor, sociedade melhor se não tivermos a melhor educação para oferecer para nossos filhos”, afirmou acrescentando “Esse avanço é reflexo do trabalho de todos. Podemos avançar mais com o objetivo na formação de nossas crianças”.

Resultados do Ideb

De acordo com os resultados divulgados pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), Palmas alcançou em 2015 a meta do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) prevista para 2021, tanto nas séries iniciais (5º ano) quanto nas finais (9º ano). A Capital obteve o melhor desempenho entre capitais nas séries finais (9º ano) atingindo a média 5.6 e superando Curitiba que ficou em segundo lugar com a média 5.3 e com o segundo lugar nas séries iniciais (5º ano) com a média 6.2, ficando atrás de Curitiba que ficou com a média 6.3.

Melhores

Séries Iniciais

Escola Municipal Beatriz Rodrigues da Silva 7.5

Escola Municipal Anne Frank 7.4

Escola Municipal Henrique Talone 7.0

Séries Finais

Escola Municipal Beatriz Rodrigues 6.7

Escola Municipal Anne Frank 6.6

Escola Municipal Henrique Talone 6.5

OBMEP

Durante a cerimônia de premiação dos destaques do Ideb, foram premiados também, os professores e alunos medalhistas da 12ª Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP).

Concurso de Redação, Desenho e Vídeo

Os vencedores do II Concurso de Redação, Desenho e Vídeo promovido pela Prefeitura Municipal durante o ano letivo de 2016, também foram premiados. Sob o tema: Palmas, cidade limpa e livre do mosquito Aedes aegypti, o concurso selecionou os melhores trabalhos e projetos elaborados pelos alunos e unidades educacionais da rede municipal de ensino

Como prêmio os primeiros lugares de cada categoria receberam um certificado, uma medalha e um tablet e os segundos lugares ganharam uma medalha, um certificado e um kit de material escolar.

Já a Escola Municipal Aurélio Buarque de Holanda que desenvolveu o melhor projeto recebeu como prêmio um cheque no valor de R$ 2 mil.