Primeiro final de semana da abertura de unidades de saúde registra 887 atendimentos

Secretaria Municipal da Saúde

Autor: Fernanda Mendonça/Semus | Publicado em 07 de maio de 2024 às 15:11

Medida visa reduzir o fluxo de pacientes nas Unidades de Pronto Atendimento

No primeiro final de semana de abertura das Unidades de Saúde da Família (USFs) da Arno 61 e José Hermes Damaso (Setor Sul), dias 4 e 5 de maio, um total de 887 atendimentos foram realizados nestes dois locais, auxiliando na redução do fluxo de pacientes nas Unidades de Pronto Atendimento (UPAs). Além disso, 121 pessoas foram encaminhadas das UPAs às unidades de saúde abertas no final de semana.

Esses pacientes encaminhados não apresentavam perfil de Pronto Atendimento e envolviam queixas como sintomas leves de gripe e dengue, micose, falta de apetite, cefaleia. Nas Unidades de Saúde passaram por atendimento médico, de enfermagem, exames de covid, administração de medicamentos e dispensação de remédios para a continuidade do tratamento.

Para a secretária municipal de Saúde de Palmas, Anna Crystina Mota, a medida mostrou excelente resultados e será replicada em mais finais de semana. “Nesse período sazonal, com o aumento das queixas gripais, percebemos um aumento no número de atendimentos nas UPAs, em parte de quadros não classificados como urgência e emergência. Por isso, mudamos a estratégia com a abertura dessas Unidades de Saúde, que passaram a absorver essa demanda”, explicou.

Classificação

A equipe técnica da Semus ressalta que os pacientes devem procurar as USFs e UPAs de acordo com os sintomas. Confira algumas dessas situações:

USF - Em caso de sintomas gripais leves, como dor de cabeça, dor no corpo e febre moderada, a população poderá procurar atendimento nas Unidades de Saúde da Família que estarão em funcionamento durante o final de semana. Além disso, os pacientes ainda têm acesso a medicamentos gratuitos e vacinas, acompanhamento de doenças como hipertensão, cefaleia e outros sintomas leves. Pacientes identificados nas UPAs com esses sintomas poderão ser encaminhados para as USFs.

UPA - As Unidades de Pronto Atendimento (UPA) operam 24 horas por dia, sete dias por semana e podem resolver grande parte das urgências e emergências, incluindo pressão alta, febres altas, fraturas, cortes, infarto e derrame. Com uma estrutura simplificada que inclui raio-x, eletrocardiografia, laboratório de exames e leitos de observação, as UPAs contribuem para a redução das filas nos prontos-socorros hospitalares.