Primeira dama visita Agro-Aldeia da Seder e conhece novas tecnologias utilizadas no campo

Secretaria Municipal de Desenvolvimento Rural

Autor: Márcio Greick | Publicado em 06 de maio de 2015 às 21:05

1ª espécime de milho desenvolvida no Estado chama a atenção.

A primeira dama Glô Amastha visitou na tarde desta terça-feira,06, a Agro-aldeia da Secretaria de Desenvolvimento Rural (Seder), na Feira de Agronegócios do Tocantins (Agrotins). Acompanhada do secretário de Desenvolvimento Rural, Roberto Sahium, a primeira dama visitou vários pavilhões, como o da Aguaponia – produção de pescado associada à produção de vegetais, o pavilhão das flores tropicais, dentre outros.

 

Um dos locais que chamou a atenção da primeira dama foi a vitrine tecnológica do milho (UFT-robusto), desenvolvido pela Universidade Federal do Tocantins (UFT), através do curso de Biotecnologia, com orientação do professor-doutor, Aurélio Vaz de Melo.

 

Ao lado da plantação de milho foi aberta uma trincheira em que são expostos os elementos químicos usados no plantio, como macronutrientes e micronutrientes e todo sistema radicular do milho.

 

De acordo com o professor responsável pelo projeto, Aurélio Vaz de Melo, a espécime de milho é a primeira produzida no Estado. “È o primeiro cultivar de milho do Estado com alta concentração de alumínio, baixa concentração de fósforo e tolerante ao veranico”, destacou.

 

Outro local visitado pela primeira dama foi o pavilhão da Aquaponia – produção de pescado associada à produção de vegetais, principalmente verduras e legumes - do projeto Gamboa, onde foi instalado um Bag Fish (espécie de reservatório) com capacidade para 18 mil litros de água e a criação de mil quilos de peixe de variadas espécies, com a reutilização da água no sistema hidropônico.

 

A primeira dama elogiou o trabalho desenvolvido pela equipe da Seder, ressaltando que o agroturismo é um mercado que ainda deve ser muito explorado no Estado.

 

“Está tudo muito lindo. A estrutura da  Agro- aldeia com madeira rústica, a utilização de grafite nas denominações dos pavilhões, os projetos como a hidroponia e a vitrine tecnológica do milho, merecem destaque, como também os outros pavilhões que fomentam o agro turismo”, destacou.

 

Glô Amastha conheceu também o sistema de iluminação solar que alimenta a agro-aldeia, desenvolvido em parceira com uma empresa de palmas. “Uma excelente idéia onde une novas tecnologias com o homem do campo”, disse.

 

O secretário de Desenvolvimento Rural, Roberto Sahium, destacou o sucesso de público na Agro-aldeia. “Procuramos fazer tudo de forma que preservasse ao máximo a identidade do homem do campo, desde o fogão caipira, às novas tecnologias, como a energia solar e o desenvolvimento de novas formas de plantio de verduras, por meio da hidroponia”, destacou.

 

A Agrotins segue até o próximo sábado, 09 de maio, no Centro Agrotecnológico de Palmas, localizado na Rodovia TO – 050, Km 23 - Estrada Vicinal Km 08, Zona Rural de Palmas.