Programa Palmas Solar segue atraindo novos parceiros e empresas

Secretaria Municipal Extraordinária de Assuntos Estratégicos, Captação de Recursos e Energias Sustentáveis

Autor: Deni Rocha | Publicado em 26 de outubro de 2016 às 15:44

O Secretário Interino de Energias Sustentáveis, Sérgio Faria, esteve reunido nesta quarta-feira, 26, com o diretor da empresa Matsuda Energia Solar, Mário Maeda, responsável pela empresa especializada em energia solar e agronegócio sustentável. O empresário anunciou a inauguração de uma filial da companhia em Palmas, gerando mais de cem empregos diretos.

De acordo com Maeda, a companhia foi atraída pelos incentivos oferecidos pela Prefeitura de Palmas, por meio do Programa Palmas Solar, que é pioneiro no Brasil. A filial atuará na montagem de placas solares, contribuindo para o aumento da geração de energia limpa.

Outro exemplo é a multinacional espanhola, do grupo STI Norland, que também planeja a abertura da primeira fábrica de Trakers fotovoltaicos, em Palmas, até o final do ano, gerando até 60 empregos diretos. Os trackers são dispositivos que orientam vários painéis fotovoltaicos e acompanham a direção do sol aumentando a eficiência dos painéis e a geração de energia.

Para o  secretário Sérgio Faria, Palmas já está colhendo os frutos de ter uma lei que incentiva a utilização de energia de fontes limpas, como é a energia solar. “Cada vez mais, aumenta o número de empresas interessadas em instalar fábricas em Palmas devido aos benefícios do Palmas Solar. E isso significa mais emprego, renda e qualidade de vida para as famílias palmenses”, avaliou Faria.

Catedral de Palmas

Outra parceria que está sendo estabelecida pela Prefeitura é a mediação entre empresas especializadas em sustentabilidade e a Igreja Católica para a construção da catedral 100% sustentável, com energia solar, coleta da água da chuva e microdrenagem de jardins.

O processo se encontra em discussão com a igreja, que deverá entregar o projeto à Prefeitura. Em seguida, a gestão municipal indicará as empresas interessadas em executar a construção e instalação dos equipamentos necessários para a produção de energia e sustentabilidade.

Legislação

O Programa Palmas Solar, conforme a Lei Complementar 327, tem como objetivos: mitigar a geração e emissão de gases de efeito estufa; criar alternativas para compensação de áreas degradadas; estimular a implantação, o desenvolvimento e a capacitação no Município, de fabricantes e de materiais utilizados em sistemas de aproveitamento de energia solar.