Projeto que promove a igualdade racial será apresentado na Capital nesta segunda, 04

Secretaria Municipal de Integração Social e Defesa do Consumidor

Autor: Redação Secom | Publicado em 28 de março de 2016 às 17:52

Nesta segunda-feira, 04, às 15 horas, na Escola de Tempo Integral Caroline Campelo, no setor Santa Fé, acontece a apresentação do projeto Coquelino e dos alunos selecionados para serem agentes de Igualdade Racial. Na ocasião, o senhor Coquelino Soares Cardoso (in memorian) será homenageado em reconhecimento a sua luta pela promoção da igualdade racial. A homenagem será entregue à família de seu Coquelino.

Ao todo foram selecionados, no período de 02 a 23 de março, 20 alunos em dez escolas da Capital, sendo dois por escola. São crianças, adolescentes e jovens em situação de vulnerabilidade social. Cada agente multiplicador terá carga horária de até 20 horas semanais, durante 12 meses, e receberá uma bolsa auxílio de R$ 300,00 por mês.

O projeto “Coquelino” é uma parceria entre as secretarias de Integração Social e Defesa do Consumidor (Sisdec) e a de Educação (Semed), e tem como objetivo promover ações que visam à proteção social e a inclusão dos negros e negras residentes na Capital, visando minimizar quaisquer formas de preconceito e abusos contra este contingente.

O projeto pretende criar um elo entre as unidades escolares do município e as políticas públicas que promovam a igualdade racial, tendo os alunos, professores e trabalhadores da educação como agentes multiplicadores de transformação social. Para tanto, serão elaboradas metodologias participativas centradas no preparo destes agentes, com posterior execução de oficinas e palestras nas escolas municipais de Palmas, atingindo aproximadamente 2.500 alunos.

Além disso, o “Coquelino” realizará formação continuada, nas áreas de empreendedorismo social e liderança, comunicação, oficinas de teatro, a partir do mês de maio deste ano. Também terá incentivo para ao desenvolvimento das melhores práticas nos mais diversos setores de políticas desta natureza.

Coquelino”

O projeto recebe o nome de um representante afrodescendente, morador da cidade de Natividade do Tocantins. “Seu Coque” como era chamado, faleceu aos 60 anos de idade.  Por conta de uma paralisia infantil teve um braço atrofiado e dificuldade na fala, mas que aprendeu a tocar violão e a encantar moradores e visitantes daquela localidade.

Coquelino, violeiro de renome e respeito, era um artista da alma, que encorajava aos demais com sua força de vontade.