Rede de atenção à saúde da mulher em Palmas recebe elogios de agência japonesa

Secretaria Municipal da Saúde

Autor: Redação Semus | Publicado em 03 de agosto de 2017 às 11:54

Representante da Jica, Nakama Naoko, disse se sentir feliz com o engajamento dos profissionais de saúde e os projetos na área materno-infantil.

Representantes da Agência de Cooperação Internacional do Japão (Jica) estão em Palmas para conhecer melhor os projetos realizados pela rede municipal de saúde no âmbito da assistência materno-infantil. Na tarde desta quarta, 02, o foco foram as ações feitas pela Secretaria Municipal de Saúde, e nesta quinta, 03, a visita será ao Hospital Dona Regina.

O que chamou a atenção dos japoneses e estimulou a visita foi o funcionamento da rede de atenção à saúde da mulher em Palmas, assim como o quantitativo de partos normais e a redução da taxa de mortalidade infantil. A Oficial de Projetos de Saúde da Jica, Nakama Naoko, disse que se sente feliz ao perceber o engajamento das profissionais, conhecer as ações realizadas e os projetos para a área materno-infantil. “Torço para que os conhecimentos transmitidos pela Jica contribuam para que as mulheres tenham gestações saudáveis e partos bem- sucedidos”, disse.

A visita foi motivada após o intercâmbio feito pela coordenadora da Residência de Enfermagem Obstétrica da Fundação Escola de Saúde Pública de Palmas (Fesp), Mayane Vilela Pedroso, que esteve na região de Oknawa (Japão), onde realizou um curso oferecido pela Jica sobre o fortalecimento da saúde materno-infantil. “Pude perceber que no Japão a qualidade da formação profissional e os cursos de educação permanente são muito estimulados. Estamos aplicando e multiplicando essa mentalidade aqui na realidade de Palmas”, ressaltou.

Mães de Palmas

A visita começou com uma reunião na Secretaria Municipal da Saúde, entre as representantes da Jica e diversas profissionais da área materno-infantil de Palmas. Na apresentação, mereceu destaque o projeto Mãe de Palmas, criado para aprimorar o cuidado integral e humanizado da gestação, nascimento do bebê e a recuperação da mãe. Outro ponto destacado na apresentação foi o curso de Residência em Enfermagem Obstétrica, oferecido pela Fesp, que visa habilitar profissionais para funções educativas e assistenciais às gestantes, assim como a realização de partos e cuidados pós-parto. Os dados apresentados revelam que a atuação das enfermeiras obstetras tem aumentado significativamente a taxa de partos normais nas maternidades públicas e diminuído as intervenções cirúrgicas.

Após a exposição dos projetos, a visita seguiu para o Centro de Saúde da Comunidade da Arse 122, onde as representantes da Jica puderam conhecer de perto como funciona o projeto BBClin, focado nos cuidados odontológicos de mães grávidas e dos bebês. A intenção é estabelecer um vínculo entre o profissional, a gestante e a criança durante os meses que antecedem o nascimento, transmitindo conhecimentos sobre os cuidados com a saúde bucal, prevenção e dessensibilização quanto ao medo de dentista. “Se a gestante precisar, é oferecido ainda um tratamento odontológico, o que desmistifica o fato de muitas mulheres acharem que não podem fazer tratamentos durante a gestação”, disse a dentista Alessandra Moreira Espínola, coordenadora do projeto BBClin.

Sobre a Jica

A Agência de Cooperação Internacional do Japão (Jica) é o órgão do governo japonês que apoia o crescimento e a estabilidade socioeconômica dos países em desenvolvimento com o objetivo de contribuir para a paz e o desenvolvimento da sociedade internacional. A Jica presta assistência a mais de 150 países no mundo todo.

A Jica desenvolve projetos de cooperação técnica, objetivando a formação de pessoal, a criação de organizações/sistemas, o desenvolvimento de pesquisas ou a difusão técnica.

E ainda oferece empréstimo para a construção da implantação de projetos voltados para o desenvolvimento e a estabilidade socioeconômica. No Brasil, existem alguns projetos em andamento, como Programa de Saneamento Ambiental do Estado de Santa Catarina e o Programa de Redução de Perdas de água (SP).

Atualmente não há solicitação de apoio para um projeto específico em Palmas, mas, segundo Nakama Naoko, existe abertura para a recepção e avaliação de projetos.