Saúde da Capital alerta sobre a importância da vacina contra a Covid-19 para gestantes

Secretaria Municipal da Saúde

Autor: Redação Semus | Publicado em 10 de março de 2022 às 14:19

Especialista explica que imunização de gestantes contra a doença é necessária e segura

A Secretaria Municipal da Saúde (Semus) de Palmas alerta gestantes para a importância de se completar o esquema vacinal da Covid-19 e, dessa forma, assegurar uma proteção mais eficaz contra a enfermidade. A gerência das Linhas de Cuidados da Atenção Primária estima uma população de 3.029 gestantes. Dados do Boletim Epidemiológico nº 691 apontam que, desse total, 81% tomaram a primeira dose;  59% a segunda dose ou dose única e 0,1% a dose de reforço.

O ginecologista e obstetra, que também é especialista em gestação de risco,  Everson Luiz Azevedo Carlos, atende no Ambulatório Municipal de Atendimento em Saúde Eduardo Medrado e explica que a imunização de gestantes e puérperas contra a Covid-19 é necessária e segura e que, por isso mesmo, é importante elas completarem o esquema vacinal.

Segundo ele, dados do Observatório Obstétrico Brasileiro Covid-19 Vacinação (OOBr Vacinação), que realiza análises dos casos de vacinação contra Covid-19 em gestantes e puérperas, cerca de 15% das gestantes que precisaram de internação e não foram imunizadas vieram a óbito. 

O levantamento mostra também que o número de mortes cai para 5% entre as vacinadas com a primeira dose, e 3% entre aquelas com a vacinação completa. O OOBr não registrou nenhum caso de morte da mãe ou do feto relacionado à vacinação. 

O médico reforça ainda que, no Brasil, não há registro de caso clínico de aborto, má formação do feto ou parto prematuro relacionado à vacinação contra o coronavírus. “Boatos que circulam nas redes sociais que a vacinação pode causar a morte do feto e da mãe não possuem respaldo científico. A vacina é capaz de trazer benefícios ao bebê ainda dentro da barriga da mãe, como a transmissão de anticorpos”, orienta o médico reforçando que a vacinação contra qualquer doença faz parte da medicina preventiva, que se tornou ainda mais importante com a pandemia de Covid-19. 

Qual a importância da vacinação em gestantes?

Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), nem toda vacina pode ser aplicada durante a gestação, mas todas aquelas recomendadas pelo órgão são comprovadamente seguras e, por isso, existe um calendário a ser seguido. As gestantes são consideradas integrantes do grupo prioritário em campanhas de vacinação, uma vez que o ato beneficia a mãe e o bebê, particularmente os menores de seis meses de idade. Segundo o mesmo órgão, fazem parte da carteira de vacinação das gestantes três tipos de vacinas:  as que integram o calendário nacional de vacinação: hepatite B, dupla adulto (dT), tríplice bacteriana (dTpa);  as indicadas em situações especiais;  as pertencentes às campanhas de imunização, como é o caso da influenza.

Essas vacinas integram o calendário de recomendações básicas, elaborado pela Sociedade Brasileira de Imunizações (SBIm). Além dessas, campanhas especiais em casos de epidemias e pandemias – como a da Covid-19 – devem ser incluídas. (com informações do Ministério da Saúde)