Seder e presidente de associações rurais discutem metas do Plano da Agricultura 2014/2015 em Palmas

Secretaria Municipal de Desenvolvimento Rural

Autor: Antônio Neves | Publicado em 08 de agosto de 2014 às 14:37

Para discutir o Plano da Agricultura 2014/2015 e definir metas a serem cumpridas, o secretário de Desenvolvimento Rural (Seder), Roberto Sahium, e os técnicos da pasta se reuniram  com 34  presidentes de Associações Rurais de Palmas.

A reunião aconteceu na manhã desta sexta-feira, 09, na sede da pasta, as formas e os aspectos produtivos e comercialização estiveram em pauta, bem como as variedades de produtos hortigranjeiros a serem produzidos e de acordo com a demanda principalmente do mercado consumidor de Palmas, entre outros assuntos.

Os agricultores tiveram a oportunidade para informar a real situação em que vive a comunidade de trabalhadores, e as condições das estradas e insumos. De acordo com os presidentes a logística ainda é fator limitante à produção. Porém, para solucionar o problema, na última semana a Seder deu início aos serviços de patrolamento e recuperação das estradas rurais do Município.

O Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) e o compra direta como importantes instrumentos de comercialização que podem beneficiar  os produtores da agricultura familiar. Por meio do programa os agricultores podem garantir a venda da produção de forma planejada com preços negociados antecipadamente. “É fundamental estar organizado em cooperativa e ou associação para garantir uma boa negociação”, disse o secretário Roberto Sahium.

De acordo com o presidente da Associação dos Produtores Rurais do Vale do Taquaruçussinho e Mutum (Avatur), Hudson Terêncio de Souza, a principal dificuldade enfrentada neste primeiro momento é adaptar as exigências burocráticas. “Temos que participar realmente de encontros como este e com isso vão surgindo as oportunidades o melhoramento das estradas é um resultado positivo e evita perdas e mantém a qualidade dos produtos transportados”, disse Terêncio.

Para o secretário os encontros com os produtores estão se tornando habituais  e aproximando-os cada vez mais da instituição e com retorno positivo dando condições ao corpo técnico da secretaria manter o setor organizado. “Os produtores têm capacidade para produzir, podendo fazer um planejamento com assistência técnica para melhorar o aspecto dos produtos e qualidade. Lembrando ainda que o produtor tem um crédito a disposição através da Prefeitura e Banco do Povo, isso é fantástico e  dinheiro sai em dez, 15 dias para ele produzir para PNAE”, lembrou Sahium.