Seder e Ruraltins promovem capacitação sobre extensão rural

Secretaria Municipal de Desenvolvimento Rural

Autor: Eliene Campelo | Publicado em 25 de março de 2014 às 17:23

Agrônomos, técnicos agrícolas, médicos veterinários, zootecnistas e demais extensionistas rurais que atuam na Secretaria Municipal de Desenvolvimento Rural (Seder) e no Instituto de Desenvolvimento Rural do Tocantins (Ruraltins/Palmas) participam de 25 a 27 de março do curso “Aperfeiçoamento em IATER” voltado para metodologias e técnicas de extensão e capacitação rural.

Na pauta temas como andragogia (aprendizado de adulto), conceitos do construtivismo, linhas de financiamento para agroindústrias, mercados institucionais e perspectiva da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) em relação à Anater (Agência Nacional de Assistência Técnica e Extensão Rural).

No primeiro dia de capacitação, os técnicos assistiram à palestra do médico veterinário Renato Buzollin que falou da experiência adquirida em 39 anos de serviços prestados como extensionista rural, boa parte deles em terras tocantinenses. “Cheguei aqui em 1975 e posso afirmar que o bom trabalho de um extensionista rural modifica a realidade da comunidade onde ele atua. A presença destes profissionais atuantes é primordial para a conquista da qualidade de vida na zona rural”, explica Buzollin.

Ainda de acordo com o veterinário estes cursos são uma forma de trazer aos profissionais as propostas da Política Nacional de Assistência Técnica e Extensão Rural PNATER. “Nós vivemos uma realidade muito dinâmica e é preciso se capacitar para atender o produtor com segurança, transmitir confiabilidade e ter conhecimento do que se fala, para isso nada melhor do que os constantes cursos e treinamentos que nossos técnicos procuram fazer. O resultado vai ser refletido no campo seja a curto, médio ou a longo prazo”, frisou Buzollin.

Participaram da abertura do evento os secretários municipais de Desenvolvimento Rural, Roberto Sahium, e de Desenvolvimento Econômico, Cleide Brandão e o presidente da Federação das Associações e Entidades Rurais do Tocantins (Faerto), Marcino Pereira Lima. "A constante capacitação da equipe é uma das nossas ferramentas para levar o melhor atendimento possível para os produtores rurais do município", destacou Roberto Sahium.

Na quarta-feira, 26, é a vez do representante da Embrapa, Carlos Magno Campos Rocha falar sobre a perspectiva da Embrapa em relação a ANATER (Agência Nacional de Assistência Técnica e Extensão Rural). E a chefe de Divisão de crédito do Ruraltins, Ana Luiza Rodrigues, falará sobre o Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf) com ênfase na Agroindústria.

Na quinta-feira, 27, os técnicos receberão informações sobre a Lei Geral da Assistência Técnica e Extensão Rural (ATER) e Mercados Institucionais – Perspectivas e Desafios estes temas serão apresentados pelo Assessor de Planejamento do Ruraltins, Adenieux Rosa Santana.