Segurança é destaque positivo nos JMPI

Secretaria Municipal Extraordinária dos Jogos Indígenas

Autor: Redação Secom | Publicado em 03 de novembro de 2015 às 18:42

A estratégia de segurança montada para os I Jogos Mundiais dos Povos Indígenas alcançou o objetivo já que nenhuma ocorrência significativa foi registrada no evento. Diariamente, 300 profissionais das diversas forças de segurança atuaram na Vila dos Jogos para proporcionar tranquilidade aos visitantes e atletas.

Efetivos da Guarda Metropolitana, Polícia Militar, Polícia Civil, Polícia Federal, Bombeiros Militares, Defesa Civil Municipal, Defesa Civil Estadual e Agentes de Trânsito participaram da operação.

De acordo com o secretário de Segurança e Defesa Civil, Francisco Viana, para a operação foram montados dois Centros Integrados de Comando e Controle, sendo um na Vila dos Jogos e outro na sede da secretaria, e instaladas 37 câmeras de monitoramento. “O planejamento tático e operacional envolveu as forças de segurança e o resultado de 11 meses de trabalho foi extremamente positivo. Essa integração é o grande legado”, afirmou.

Sobre o trabalho conjunto realizado o representante da secretaria Extraordinária de Segurança para Grandes Eventos do Ministério da Justiça, Edgar Santos, salientou, “saímos de Palmas com a missão cumprida. A segurança foi realizada de forma integrada, utilizando a expertise (experiência) de cada órgão seguindo o modelo preconizado para a área de segurança”, destacou.

“O sucesso é resultante de soma de esforços e demonstrou que quando há essa união entre as instituições quem ganha é a sociedade. Em um evento tão grandioso como esse não tivemos ocorrências significativas”, ponderou o diretor da Polícia Civil na Capital, Raimundo Cláudio Batista.