Semana do Trânsito começa em Palmas com ações de conscientização

Secretaria Municipal de Segurança e Mobilidade Urbana

Autor: Marcio Greick | Publicado em 21 de setembro de 2021 às 15:20

Programação segue até o dia 29 e conta com palestras e campanhas educativas

Com o tema ‘No trânsito, sua responsabilidade salva vidas’ e coordenada pela gerência de Educação para o Trânsito da Secretaria de Segurança e Mobilidade Urbana (Sesmu), a programação da Semana Nacional de Trânsito em Palmas começou nesta terça, 21, e segue até o dia 29. As ações da campanha têm como objetivo conscientizar motoristas, motociclistas e pedestres para que possam adotar práticas, visando um trânsito mais seguro para todos.

A programação começou com palestra e blitz educativa na faixa de pedestre da Escola de Tempo Integral (ETI) Padre Josimo, região norte da Capital, pela manhã, com os agentes de trânsito, juntamente com as mascotes ‘Agente Vidinha e Amarelinho’, realizando a travessia de pais e alunos na faixa de pedestre, próximo à escola.

Os motoristas que paravam na faixa de pedestre se surpreenderam ao ver uma criança simbolizando uma vítima de acidente de trânsito, usando um cartaz com os dizeres: “Eu só queria atravessar na faixa”, como forma de chamar à atenção do motorista que não respeita o pedestre, dando a ele preferência para na travessia.

As atividades alusivas à Semana Nacional do Trânsito prosseguiram no auditório da ETI, com aproximadamente 250 alunos, da 1ª fase do 1º ao 4ª ano, socializando de forma lúdica, o que aprenderam sobre o significado das cores do semáforo e as leis de trânsito.

A Escola Padre Josimo, conta com a parceria da Polícia Rodoviária Federal (PRF) no projeto de Educação para o Trânsito Educar PRF.

Conscientização

De acordo com a diretora da ETI Padre Josimo, Luciana Kramer, o projeto aborda a temática educação para o trânsito aos futuros condutores da Capital, com as atividades sendo realizadas de forma lúdica durante o ano letivo. “O importante é educar e conscientizar desde cedo sobre a importância do papel de todos na condução de um trânsito seguro e mais humano.”

O Policial Rodoviário Federal Eustáquio II acredita que o projeto Educar da PRF trará bons frutos à sociedade. ”Com o projeto Educar, nós trabalhamos a formação dos professores e o ambiente pedagógico dentro da sala de aula, pois a idéia é envolver todos os parceiros do trânsito e trazer a temática para dentro da escola com a finalidade de formar cidadãos éticos e conseqüentemente um trânsito mais seguro.”

Ainda durante o evento, uma dupla de atores cênicos encenou um acidente de trânsito na faixa de pedestre. Um grupo de três alunas recitou poemas sobre como funciona o semáforo, seguido de apresentações de coreografias, dança e música alusivas ao tema.

A aluna Alice Gonçalves Feitosa falou sobre o significado das cores do semáforo e sobre a sinalização das placas de trânsito. Ela elogiou o ambiente escolar. “Gosto da escola, dos meus professores e dos policiais rodoviários que nos ensinam como nos comportar no trânsito.”

Sentimento compartilhado também pela aluna Aurora Marques Pontes, que ao passear com os pais de carro, repassa sobre o que aprendeu na escola. “Quando ando de carro com meu pai mostro pra ele o significado das cores do semáforo”, relatou.

Parceria

Para a gerente de Educação para o Trânsito da Sesmu, Kerlen Parrião, o trabalho em parceria com as escolas busca socializar ações educativas para enfrentar a violência no trânsito buscando conscientizar os futuros condutores.

“A discussão do tema nas escolas é desenvolvida para crianças e adolescentes com estímulo à consciência e ao comportamento seguro no trânsito, o que acaba por difundir as boas práticas também para os adultos que convivem com esses jovens”, concluiu.

A aluna Isabela Tavares foi a mestre de cerimônia durante a realização das atividades alusivas à Semana Nacional do Trânsito. Ela relatou que já presenciou um bebê sendo transportado numa motocicleta nas ruas de Palmas. “Quando vi, mostrei ao meu pai e falei que o motociclista estava cometendo uma infração de trânsito”,disse.

Semana Nacional do Trânsito

A Semana Nacional de Trânsito é estabelecida anualmente pelo Conselho Nacional de Trânsito (Contran) com o objetivo de envolver diretamente a sociedade nas ações e propor uma reflexão sobre a nova forma de encarar a mobilidade. É um estímulo para que os condutores optem por um trânsito mais seguro. Esse ano, o tema é ‘No trânsito, sua responsabilidade salva vidas’.

Programação .

22 de setembro (quarta-feira)

Curso com 10 motociclistas entregadores do Tô no Lucro

Local: Instituto Vinte de Maio

Aula pratica: Feira da 307 Norte

23 de setembro (quinta-feira)

Curso com 10 motociclistas entregadores do Tô no lucro

Local: Instituto Vinte de Maio

Aula pratica: Feira da 307 Norte

24 de setembro (sexta-feira)

8h: Encerramento da Semana Nacional do Trânsito com ações educativas

Local: Feira da 304 Sul

29 de setembro (quarta-feira)

08h30: Ação Educativa com alunos do Centro Educacional Aquarela e no período vespertino às 16 horas.

Local: 405 Sul Alameda 12, lote 01