Secretaria da Saúde de Palmas alerta sobre circulação do vírus influenza A

Secretaria Municipal da Saúde

Autor: Redação Semus | Publicado em 28 de setembro de 2022 às 13:51

Dois casos foram identificados na semana do dia 18 a 24 de setembro

O Boletim Epidemiológico da Vigilância dos Vírus Respiratórios de Palmas, feito pela Secretaria Municipal da Saúde (Semus), registrou a circulação do vírus influenza A na Capital durante a semana do dia 18 a 24 de setembro. De 16 amostras descartadas para Covid-19, duas foram identificadas com o vírus influenza A.

A gerente de Agravos Imunopreveníveis da Semus, Fernanda Fernandes, alerta sobre maiores cuidados da população nesse período. “Além do vírus da Covid, agora temos o retorno da influenza A, que é de fácil contágio também, por isso é necessário redobrar os cuidados para evitarmos propagação,” explica.

O último registro de casos de influenza A em Palmas foi feito no final de janeiro e início de fevereiro deste ano. A forma de contaminação do vírus é por meio de inalação de gotículas durante a fala, espirros e tosses ou por contato direto das mãos impregnadas com o vírus, boca, nariz e olhos.

Os principais sintomas da doença são febre, tosse, dor de garganta e fraqueza. Além desses, também podem aparecer coriza, constipação nasal e dores de cabeça ou, ainda, náuseas, diarreia e manifestações gastrointestinais. Gestantes, crianças pequenas, idosos, diabéticos, asmáticos e portadores de outras doenças crônicas podem apresentar sintomas mais graves.

A vacinação é a forma mais eficaz de prevenção contra a influenza A e suas complicações. A vacina é segura e é considerada uma das medidas mais eficazes para evitar casos graves e óbitos. O imunizante é ofertado uma vez por ano e está disponível em todas as Unidades de Saúde da Família (USF) para população acima de 6 meses.

O tratamento para a influenza A é feito com remédios antivirais e a medicação varia de acordo com a conduta clínica de cada médico. Por isso, aos sinais mais graves da doença é indicado comparecer à USF de referência para ser examinado por um profissional.

Sintomas que requerem consultas imediatas

Crianças | respiração rápida ou dificuldade de respiração; rosto pálido; vômitos e diarreia; irritação e reflexos lentos; persistência ou agravamento de qualquer um desses sintomas;

Adultos | dificuldade de respiração ou falta de ar; dores no peito; vômitos e diarreia; febre por mais de três dias consecutivos; persistência ou agravamento de qualquer um desses sintomas.