Semus inicia campanha de Novembro Azul nesta quarta-feira, 1º

Secretaria Municipal da Saúde

Autor: Redação Semus/Palmas | Publicado em 31 de outubro de 2023 às 14:36

Primeira ação acontece na USF da Arno 61, a partir das 19 horas

De acordo com o Ministério da Saúde, os homens vivem cerca de sete anos a menos que as mulheres e alguns dos motivos é a falta de cuidado com a saúde. Por este motivo, a Secretaria Municipal da Saúde (Semus) ampliou o leque da Campanha Novembro Azul para abranger várias áreas da saúde masculina e frisar a conscientização sobre a importância da prevenção. A primeira ação acontece nesta quarta-feira, 1º, na Unidade de Saúde da Família (USF) da Arno 61 (503 Norte), a partir das 19 horas.

A unidade oferecerá serviços voltados para o homem com atendimento médico, solicitação de exames, aferição de pressão e teste de glicemia para acompanhamento de hipertensos e diabéticos, orientações em relação à alimentação e marcadores alimentares, avaliação odontológica, vacinação, informações sobre grupos de combate ao tabagismo e testagem rápida de Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs).

Outra novidade da campanha é que para garantir a participação dos homens, a Semus irá realizar dias 'Ds' às quartas-feiras no período noturno. Segundo a diretora da Atenção Primária, Pâmela Eva Teixeira de Aguiar, essa foi a estratégia proposta para alcançar a maioria do público que trabalha durante o dia. “No dia 8 de novembro, vamos abrir sete unidades à noite e, a depender de como for a procura, ampliaremos para mais USFs nas próximas quartas”, destaca. A programação das demais unidades será divulgada ao longo do mês.

 

Abertura da campanha - 1º de novembro

USF Arno 61 (503 Norte) - 19 às 21 horas

 

Quarta-feira - 8 de novembro

USF Morada do Sol - 19 às 21 horas
USF José Hermes Rodrigues Damaso (Setor Sul) - 19 às 21 horas
USF Héder de Oliveira Silva (Arse 131 - 1304 Sul) - 19 às 21 horas
USF Arno 41 (403 Norte) - 19 às 21 horas
USF Arne 64 (508 Norte) - 19 às 21 horas
USF Taquari - 19 às 21 horas
USF Walter Pereira Morato (Taquaruçu) - 19 às 21 horas