Semus realiza 371 mamografias e preventivos em parceria com Hospital de Amor

Secretaria Municipal da Saúde

Autor: Annady Borges - estagiária sob supervisão da Coordenação de Jornalismo da Semus | Publicado em 15 de março de 2024 às 14:39

Exames foram realizados em frente ao Cras da Arno 43 na carreta disponibilizada pelo hospital

Após três dias intensos de atendimentos na carreta do Hospital de Amor, 371 mulheres foram beneficiadas com a realização gratuita de mamografias e do exame preventivo do câncer de colo de útero (PCCU). Foram realizadas, ao todo, 206 mamografias e 165 exames preventivos. A carreta ficou estacionada em frente ao Centro de Referência de Assistência Social (Cras) da Arno 43 (407 Sul) para atender mulheres residentes em bairros da região Norte. 


Segundo a coordenadora dos Ciclos de Vida e Programas Estratégicos da Semus, Lorena Corrêa, todas as Unidades de Saúde da Família (USF) realizam rastreio do câncer de mama através da mamografia e exame preventivo do câncer de colo de útero (PCCU) regularmente. Para ter acesso ao exame de mamografia, as usuárias devem procurar a sua unidade de saúde de referência e realizar a consulta com enfermeiro ou médico para serem encaminhadas, ou agendadas, no caso do PCCU.


A coordenadora ressalta que, além de proporcionar mamografias, a iniciativa tem como objetivo conscientizar a comunidade sobre a importância da prevenção e detecção precoce do câncer de mama e do colo de útero. “A colaboração entre o Hospital de Amor e a Semus reitera o compromisso com a saúde da mulher e a busca por estratégias que facilitem o acesso a esses exames que são cruciais para identificar precocemente e tratar adequadamente essas doenças” , afirmou. 


Jardim Taquari 

A primeira ação de 2024 teve início no dia 28 de fevereiro de 2024, ocorrendo em frente ao Cras do Jardim Taquari, região Sul de Palmas. Durante três dias consecutivos, as moradoras da região tiveram a oportunidade de realizar gratuitamente exames de mamografia e PCCU, com o apoio da carreta do Hospital de Amor.