Semus reforça que atendimento ao público masculino acontece durante o ano todo nas unidades

Secretaria Municipal da Saúde

Autor: Redação Semus | Publicado em 18 de novembro de 2022 às 06:33

Usuário pode procurar a sua USF de referência para agendamento de consultas

Apesar das ações sobre saúde do homem serem intensificadas durante o Novembro Azul, especialmente para a prevenção do câncer de próstata, a Secretaria Municipal da Saúde (Semus) reforça que os atendimentos ao público masculino ocorrem o ano inteiro nas Unidades de Saúde da Família (USFs) da Capital. O usuário que precisa de alguma consulta ou exame, pode procurar a sua USF de referência para agendamento.

Durante o atendimento, o médico pode solicitar exames complementares de sangue ou de imagem para diagnosticar corretamente as queixas do paciente e dar andamento no tratamento, que pode ser feito na USF de referência em casos mais simples.

Ao ser examinado, havendo a necessidade de encaminhar o paciente para um especialista, a consulta é solicitada no Sistema Municipal de Regulação (SISREG). A depender do quadro clínico do paciente, a consulta com o especialista pode ocorrer em, no máximo, 30 dias.

Após avaliação do especialista, se for algo mais grave como cirurgias ou tratamentos de câncer, o paciente é inserido no Sistema Estadual de Regulação (SES) e os acompanhamentos seguintes serão realizados pela equipe de saúde do Governo do Estado.

A coordenadora de Ciclos de Vida da Semus, Pâmela Eva Teixeira de Aguiar, explica que os homens adiam a ida ao médico e que por isso, no mês de novembro a Semus enfatiza as ações para este público criar o hábito de cuidar e dar mais atenção à saúde, prevenindo o agravamento das doenças.

O motorista Allan Kardec, de 64 anos, ficou sabendo da ação na USF ARSE 131 (1.304 Sul) pelo grupo de WhatsApp da quadra e após o expediente aproveitou para fazer uma consulta. Ele disse que tem o hábito de fazer os exames de rotina e elogiou a disponibilidade da unidade para fazer os atendimentos no horário noturno.