Servidoras da Visa participam de rodas de conversa e oficinas sobre Outubro Rosa

Secretaria Municipal da Saúde

Autor: Redação Semus/Palmas | Publicado em 23 de outubro de 2023 às 12:50

Também foram ofertadas ventosaterapia e análise de coloração pessoal

Para iniciar bem a semana, as servidoras da Vigilância Sanitária de Palmas (Visa) e do Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (Cerest) participaram de rodas de conversa e oficinas voltadas para o cuidado da saúde feminina na manhã desta segunda-feira, 23. A programação aconteceu no auditório da Visa, localizada na ACNE 1 (104 Norte), e contou com atividades de alongamentos no trabalho, café com ideias, experiências olfativas e demonstração de produtos de beleza, ventosaterapia e análise de coloração pessoal.

A médica veterinária, Ana Vitória Lima, de 26 anos, é residente do programa de Saúde Coletiva da Fundação Escola de Saúde Pública (Fesp) e atua na Visa na área de gerência de produtos e serviços de saúde. Para ela, esse momento no ambiente de trabalho foi muito legal porque uniu ainda mais as servidoras. “Teve uma diferença de idade entre as mulheres, então a gente falou sobre tudo e também discutimos sobre as fases do corpo feminino e sobre a saúde mental em cada uma delas. O mais legal foi ver que são mais do que mulheres trabalhando juntas e sim um grupo de apoio em que uma ajuda a outra”, pontuou. 

Outro ponto destacado por Ana, foi a idade correta de fazer a mamografia. “Aprendemos de modo bem prático a fazer o autoexame e que alguns nódulos são comuns e outros nem tanto. Outra coisa, foi o diagnóstico, eu mesma não sabia que para fazer o exame era necessário ter a prescrição de um profissional e o tempo certo indicado para fazê-lo e evitar expor o corpo a outros perigos”, acrescentou.