Servidores municipais participam de formação para eficiência na gestão em processos de licitações e contratos

Instituto 20 de Maio de Ensino, Ciência e Tecnologia do Município de Palmas

Autor: Redação IVM | Publicado em 31 de janeiro de 2024 às 15:21

Participaram mais de 85 profissionais dos setores financeiros e jurídicos da gestão municipal de Palmas

Visando ampliar o conhecimento e as práticas sobre os setores de compras da gestão municipal, ao longo desta semana mais de 85 servidores atuantes nas áreas financeiras e jurídicas da gestão estiveram participando do curso Instruções de Processos de Despesas. A qualificação é ofertada pela Prefeitura de Palmas, por meio do Instituto 20 de Maio de Ensino, Ciência e Tecnologia (IVM).

“Acredito que estávamos todos ansiosos pela regulamentação da Lei nº 14.133. Ficamos perdidos com os novos documentos e anexos, então esse curso ajudou a clarear e entender as modificações, sejam na nomenclatura ou em novos procedimentos, pesquisa, cotação de preço e construção de processos para mais transparência e eficiência na administração”, destacou a gerente de projetos, Geovana Borges, que atua no Instituto de Previdência Social do Município de Palmas (PreviPalmas).

O controlador-geral do Município e secretário interino de Transparência e Controle Interno, André Fagundes Cheguhem, instrutor da formação, falou sobre suas expectativas para a gestão com servidores preparados. “A partir da edição destes decretos esperamos que os processos sejam mais sérios e eficientes, que seja obedecida a legislação em vigor trazendo para a execução das despesas mais transparência e efetividade. A partir de contratações públicas e execuções de contratos melhores, o município  de Palmas vai conseguir implementar melhorias aos serviços prestados”, disse.

A formação é dividida em nove eixos: conceitos, documento de formalização, estudo técnico, pesquisa de preço, termo de preferência, instrumentos auxiliares e Portal Nacional de Compras Públicas. “Toda mudança traz inseguranças. Um dos grandes desafios para quem trabalha no financeiro é saber por onde começa a estrutura de cada documento. Então com a nova legislação, aprendemos que começa pelo ofício. Foi muito importante o curso, pois não iremos ficar perdidos”, afirmou a servidora Simone Mendes, que também participou do curso.

Próxima turma

Em decorrência da alta demanda em qualificação de Instruções de Processos de Despesas que estabelece normas gerais de licitação e contratação pública, mais uma turma será capacitada pelo IVM.

Introdução de Processos de Despesas conforme nova Lei de Licitações
Data: 5 a 7 de fevereiro