Servidores participam de atualização sobre Norma Regulamentadora NR 35

Instituto 20 de Maio de Ensino, Ciência e Tecnologia do Município de Palmas

Autor: Redação IVM/Palmas | Publicado em 22 de agosto de 2023 às 15:29

Qualificação aborda análise de riscos e medidas preventivas de segurança para identificar e mitigar os perigos inerentes ao trabalho em altura

Atualizar os servidores da Superintendência de Iluminação Pública de Palmas sobre práticas adequadas para atividades realizadas em altura envolvendo o planejamento, organização e execução. Este foi o objetivo curso de aperfeiçoamento Básico NR 35: Trabalho em Altura, finalizado nesta terça-feira, 22, no Instituto 20 de Maio de Ensino, Ciência e Tecnologia (IVM), com a participação de 54 trabalhadores do município.

Segundo o técnico em segurança do trabalho Kássio Renê, um dos responsáveis por ministrar o curso, a cultura prevencionista é um dos pilares da gestão. “O pessoal que está fazendo parte desse treinamento em sua maioria já estão habituados ao trabalho em altura, porém temos que ter alguns procedimentos que são os pré-requisitos estabelecidos pela norma, o fornecimento e a utilização obrigatória dos equipamentos adequadamente são exemplos, para que em caso de uma queda o nosso trabalhador não venha a sofrer fraturas ou até mesmo a morte.”

A norma estabelece que todo trabalho acima de dois metros é considerado em altura, portanto requer qualificação e procedimentos de como utilizar o cinto de segurança, trava-quedas, talabartes, capacete e conectores, instruções repassadas durante o treinamento teórico-prático.

Valdecir de Menezes, que há 24 anos manobra um dos equipamentos utilizados para manutenção de lâmpadas nos postes, relata que a segurança deve ser prioridade. “É importante se atualizar, no dia a dia você vai esquecendo algumas regras, vai relaxando, e o nosso trabalho é aéreo ou na escada, serviço no chão é muito raro, então lembrar da segurança e dos modelos é bom, vai fixando na cabeça o que é necessário para prevenir os acidente.”

“Está relembrando o que a gente já conhece, você já tem uma noção, aplica no seu dia a dia, no trabalho, em casa também, a empresa tem a obrigação de te dar os equipamentos e a gente tem a obrigação de usar, para a nossa segurança, eles podem tirar nossa mobilidade um pouquinho, mas tem que usar”, disse o eletricista José Carlos Botelho de Sousa.

O curso foi ministrado por instrutoria interna, ou seja, por servidores credenciados da Prefeitura de Palmas: John Henderson Santos e  Kássio Renê Dias, ambos técnicos em segurança do trabalho, atuantes na Superintendência de Iluminação Pública de Palmas da Secretaria de Infraestrutura e Serviços Públicos (Seisp).