Sesmu realiza curso de nivelamento técnico para elaboração do PlanMob

Secretaria Municipal de Segurança e Mobilidade Urbana

Autor: Redação/ Edição: Lorena Karlla | Publicado em 04 de maio de 2022 às 09:16

Servidores de diversos órgãos estão participando da qualificação; primeira audiência acontece nesta quarta, 04, às 14h30, no auditório da ATM

A primeira audiência pública do PlanMob acontece nesta quarta, 04, a partir das 14h30, no auditório da Associação Tocantinense dos Municípios (ATM), na Avenida Teotônio Segurado. E nesta terça-feira, 03, teve início o curso de nivelamento técnico, em preparação para a elaboração do Plano de Mobilidade Urbana de Palmas (PlanMob), com a participação de servidores de diferentes órgãos da gestão pública. O curso ocorreu no auditório do Resolve Palmas, na Avenida JK, centro.

A segunda etapa da qualificação, que  é uma promoção da Secretaria de Segurança e Mobilidade Urbana (Sesmu), será realizada na próxima quinta, 05. O foco do curso é apresentar de forma técnica a metodologia e o planejamento das atividades para construção do PlanMob.

Para a servidora municipal, arquiteta e urbanista, mestranda em Ciências do Ambiente pela Universidade Federal do Tocantins (UFT), Joseísa Furtado, a execução das ações do plano de mobilidade vai impactar positivamente na qualidade de vida da população. "É possível, sim, termos uma cidade funcional, com uma mobilidade urbana que funcione na prática, e atenda a todos, além de desenvolver um modelo de mobilidade inclusiva e acessível, e não poluente, como a prática da mobilidade ativa dos pedestres e ciclistas’’, destacou.

O consultor, e representante do consórcio de empresas contratadas para dar assessoria e apoio técnico na elaboração das etapas de planejamento do plano, Ricardo Mendanha, foi o responsável por ministrar os ensinamentos sobre os objetivos, metas e as ações estratégicas que serão colocadas em prática nos próximos dias.

Parceiros

Estão participando da qualificação representantes das Secretarias Municipais de Infraestrutura e Serviços Públicos; de Planejamento e Desenvolvimento Humano; de Desenvolvimento Econômico e Emprego; de Assuntos Fundiários, da Fundação Municipal de Meio Ambiente, do Instituto de Planejamento Urbano de Palmas, Secretaria de Educação, Departamento de Infraestrutura e Transporte (Dnit), Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Tocantins (Crea-TO) e o Ministério Público do Tocantins.