Sumudhe promove roda de conversa em canteiro de obras

Superintendência para Mulheres, Direitos Humanos e Equidades

Autor: Fábio Coelho | Publicado em 11 de março de 2014 às 14:26

Cerca de 150 trabalhadores da construção civil participaram de mais uma roda de conversa do “Mulheres em Ação”, promovido pela Superintendência da Mulher, Direitos Humanos e Equidade (Sumudlhe) também nesta terça-feira, 11. A atividade aconteceu no setor Lago Sul II, no canteiro de obras da Construtora M 21.

 

A superintendente Gleidy Braga fomentou o debate sobre a presença feminina nos canteiros de obras e os trabalhadores relataram ser importante a presença da mulher nestes espaços.

 

Em um ambiente predominantemente masculino, nesta manhã, Oseane Cabral foi apresentada ao grupo como a mais nova ajudante. “Sempre fui empregada doméstica, mas com o incentivo de uma amiga que já trabalha na construção civil, eu resolvi trabalhar neste setor. Vejo uma melhoria na minha qualidade de vida, pois o salário é melhor”, disse Oseane que conquista o seu primeiro emprego no setor.

 

Deusdetina Ribeiro, que já trabalha há 10 anos na construção civil, disse que sempre teve vontade de ingressar no ramo, até que um dia resolveu fazer o curso inicial. “Eu estava desempregada e depois que entrei para o setor da construção civil não passo mais por esses momentos difíceis. Eu alcancei a minha autonomia financeira”, disse.

 

Questionada sobre a relação com os colegas de trabalho, Deusdetina relatou que nunca sofreu nenhum tipo de preconceito por ser mulher, mas isso graças a sua postura enquanto profissional. “É preciso que você demonstre ser uma pessoa de respeito, desta forma os homens te tratam bem”, destacou.